Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram/@rafaelnadal
Reprodução/Instagram/@rafaelnadal

O espanhol Rafael Nadal disse adeus ao Australian Open nesta quarta-feira (18) após derrota para o americano Mackenzie McDonald, número 65 do ranking mundial, com parciais de 6/4, 6/4 e 7/5. O tenista defendia o título e buscava o 23º título de Grand Slam da carreira.

Mas o que deixou os fãs, e o próprio tenista, preocupados é o fato do espanhol ter se lesionado mais uma vez. Durante o segundo set, Nadal sofreu uma lesão no quadril. Chegou a ser atendido em quadra e até conseguiu prosseguir no jogo. Mas, claramente, as dores afetaram na perfomance.

“Notei que estava com um problema no quadril e parei por ali. Tinha notado há alguns dias essa dor, mas nada como hoje. Tenho um histórico de problemas no quadril que me obrigaram a fazer tratamentos no passado”, contou Nadal em coletiva pós-jogo.

“Estou cansado e frustrado por estar em processos de recuperação de lesões em grande parte da minha carreira. Mas simplesmente aceitei isso. Não posso dizer que esteja mentalmente destroçado por que estaria mentindo. Posso falar que a vida é fantástica e que temos que ser positivos, mas não farei isso agora. É um momento duro”, completou.

Leia também: "Estou extremamente empolgado": Enzo Fittipaldi estreia pela Carlin na Fórmula 2

E o cansaço é justificado. Ao longo de sua carreira, Nadal deixou de participar de 12 Grand Slams por conta de lesões. É, basicamente, não jogar os principais torneios de tênis do mundo por três anos.

A última vez que tinha acontecido foi em Wimbledon, no ano passado, quando desistiu da semifinal após uma lesão no abdômen. Em 2018, precisou deixar a semifinal do US Open após sentir dores no joelho direito.

Outra marcante foi no Roland Garros de 2016, quando era o favorito para vencer a competição, mas abandonou na terceira rodada por conta do punho.

Se levar em consideração o histórico apenas no Australian Open, a situação é mais delicada. Nadal se lesionou nas quartas de final em 2010, 2011 e 2018, não jogou em 2013 por lesão e se machucou na final em 2014.

Leia também: TV Cultura transmite partida entre Franca e Bauru neste sábado (21)

Além dos abandonos, Nadal jogou outros 15 torneios lesionados, incluindo o atual Australian Open. A diferença é que nesses não deixou o torneio e lutou até o final das partidas.

Agora, é aguardar para saber se Nadal irá dar a volta por cima mais uma vez, ou as lesões vão impedir seu retorno às quadras.