Esporte

Com gol nos acréscimos, Palmeiras vence América/MG e conquista bicampeonato da Copinha

Em final disputada no Canindé, time paulista leva a melhor e volta a conquistar o campeonato


25/01/2023 18h08

A categoria de base do Palmeiras começa 2023 da mesma forma como acabou 2022: com título. A equipe paulista venceu o América/MG na final da Copa São Paulo de Futebol Júnior por 2 a 1 e conquistou o bicampeonato. Os gols da vitória foram marcados por Ruan Ribeiro, artilheiro da competição, e Patrick. Renato Marquês descontou para os mineiros.

Antes de 2022, o clube alviverde tinha zero copinhas no seu currículo. Mas com uma geração talentosa, venceu por duas vezes seguidas e igualou os feitos de Corinthians, Ponte Preta, Atlético/MG e Santos.

Ruan Ribeiro, com nove gols, terminou como o artilheiro da competição, enquanto Kevin foi eleito o craque.

A expectativa é saber quais jogadores do elenco sub-20 do Palmeiras serão utilizados por Abel Ferreira na equipe principal.


Sobre o jogo

Uma palavra que pode definir a final é velocidade. As duas equipes apostaram em transições rápidas para armar seus ataques. Ambas as defesas tiveram muito trabalho ao longo de todo jogo.

Quem conseguiu furar a defesa rival primeiro foi o Palmeiras. Aos 17 minutos do primeiro tempo, Vitinho recebeu excelente passe em profundidade e cruzou na medida para Ruan Ribeiro empurrar para o gol.

Leia também: “Vamos com tudo em busca do título do Australian Open”, diz dupla brasileira após feito histórico

A resposta do coelho aconteceu aos 26 minutos. Adyson recebeu na entrada da área e bateu colocado. O goleiro Aranha desviou com a pontinha da luva e a bola foi no travessão.

Adyson seguiu dificultando a vida da defesa palmeirense. Aos 38 minutos, tentou drible, mas foi atingido no rosto pelo zagueiro. Árbitro marcou pênalti. Renato Marquês bateu e o goleiro Aranha defendeu. Porém, a cobrança ainda não tinha sido autorizada pelo árbitro. O atacante teve uma segunda chance e marcou.


Gol nos acréscimos e título palmeirense

O América começou a segunda etapa com mais energia. Disposto a virar o jogo, o time mineiro apertou e teve uma sequência de escanteios logo nos primeiros minutos.

Logo aos cinco minutos, os americanos marcaram. Mas o bandeira anulou o gol. Três minutos depois, Jonathan cabeceou e o goleiro precisou se esticar todo para evitar o tento.

Leia também: Atlético-MG treina debaixo de muito sol com foco no Tombense

O Palmeiras só voltou a se organizar depois dos 15 minutos. O lance que caracterizou a mudança foi o chute de Kevin aos 17 minutos, que acertou a trave direita do goleiro Cássio.

O jogo ficou lá e cá. Os dois times apostando nas transições rápidas com os pontas. Mas a pontaria não estava tão afiada. O calor e a maratona de jogos afetaram diretamente na estamina das equipes.

Quando tudo se encaminhava para a disputa de pênaltis, o Palmeiras acabou com a disputa. Em escanteio aos 47 minutos, Patrick aproveitou bola rebatida e cabeceou para o gol. Gol e título palmeirense.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças