Esporte

Bia Figueiredo é a nova comentarista de automobilismo da TV Cultura

A piloto foi a primeira brasileira a correr em uma categoria top do automobilismo mundial


31/01/2023 16h32

O time de esportes da TV Cultura acaba de ganhar uma nova comentarista, Bia Figueiredo, ex-piloto da Fórmula Indy, que atualmente corre em outras categorias.

Ela cobre entre esta terça-feira (31) até a próxima quinta-feira (2) o Content Day, em Palm Springs, na Califórnia. A transmissão da Indy estreia na emissora no dia 5 de março.

Bia é piloto profissional e foi a primeira brasileira a correr em uma categoria top do automobilismo mundial, a Fórmula Indy. Vladir Lemos, diretor de Esportes da Cultura, conta que mais do que conhecer a categoria, ela vive o automobilismo. "[Ela] vai dividir isso com nossos telespectadores, nos ajudando a levar ao ar uma transmissão com um nível cada vez melhor de informação".

Leia também: CBV repudia publicação de Wallace, campeão olímpico, sobre dar tiros no presidente Lula

A piloto é também a primeira brasileira a conquistar um lugar no grid e a disputar as 500 Milhas de Indianápolis, além do campeonato integral. "Como ex-piloto da Indy e fã da categoria, será um prazer participar das transmissões desse ano pela TV Cultura".

Sobre Bia Figueiredo

Bia foi a primeira mulher do mundo a vencer na Firestone Indy Lights, a única a vencer na Fórmula Renault, a conquistar uma pole position na Fórmula 3, e a disputar e a vencer no Desafio das Estrelas, torneio anual de kart organizado por Felipe Massa.

No Brasil, disputou cinco temporadas completas da Stock Car, principal categoria do automobilismo nacional. Em 2020, tornou-se mãe, e após nove meses do nascimento do seu primeiro filho, voltou às pistas. Em 2021, nasceu seu segundo filho. Em 2022, disputou a TCR South America.

Em 2023, aos 37 anos, acaba de anunciar a sua participação na categoria nacional mais “pesada” do país, a Copa Truck, onde fará uma temporada completa. Fora das pistas, é representante da América do Sul na Comissão de Mulheres da FIA, onde tem trabalhado fortemente por mais mulheres no automobilismo (nas pistas e nos bastidores), tornou-se sócia de uma agência de conteúdo e segue com forte influências nas redes sociais.

Leia também: Moraes envia à PGR pedido para revogar prisão de Fábio Vieira, ex-comandante da PMDF

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças