Esporte

Fifa The Best: Messi vence o prêmio de melhor jogador no masculino; Putellas leva no feminino

Pela sétima vez na carreira, argentino venceu o troféu da Fifa; a espanhola foi eleita melhor jogadora do mundo pelo segundo ano seguido


27/02/2023 19h07

Uma cena que já virou muito comum nos últimos anos. O argentino Lionel Messi, pela sétima vez em sua carreira, venceu o prêmio de “Melhor Jogador do Mundo” da Fifa. O atleta do PSG concorreu com o companheiro de time Kylian Mbappé e o francês Karim Benzema.

O principal órgão do futebol mundial usou um critério diferente da France Football para premiar o melhor jogador de futebol masculino de 2022. A tradicional revista francesa, que entrega a Bola de Ouro, escolheu Benzema como o melhor jogador do último ano. Mas, vale lembrar, que a premiação aconteceu antes da realização da Copa do Mundo.

“Gostaria de dizer que é uma honra estar aqui novamente, entre os três melhores jogadores do mundo. Agradeço muito, Mbappé e Benzema jogaram demais. Gostaria de agradecer a todos os meus colegas, representamos toda a nossa seleção. Reconhecemos o trabalho de grupo. Foi uma loucura para mim, finalmente realizei o meu sonho”, declarou o argentino.

Entre as mulheres, o prêmio ficou, pelo segundo ano seguido, para a espanhola Alexia Putellas, que atua no Barcelona. Ela venceu a inglesa Beth Mead, do Arsenal, e a norte-americana Alex Morgan, do San Diego Wave.

Leia também: Ministério Público Federal concorda em transferir pena de Robinho para o Brasil

“Eu não estava preparada para receber esse prêmio, muito obrigada a todos que votaram em mim. Eu gostaria também de dar os parabéns à Alex (Morgan) e Beth Mead, vocês merecem esse troféu também”, disse Putellas em sua discurso.

Melhores goleiros

A Fifa também reservou uma premiação para os melhores goleiros do mundo, tanto no masculino, quanto no feminino. Entre os homens, a consagração veio para o argentino Emiliano Martínez, que já tinha vencido o prêmio de “Luva de Ouro da Copa do Mundo”.

Entre as mulheres, a vencedora foi a inglesa Mary Earps, que joga do Manchester United, e foi campeã da Eurocopa 2022.

Melhores técnicos

Na premiação de melhores treinadores, o prêmio, no masculino, foi para o argentino Lionel Scaloni, responsável pelo título mundial da Argentina. O ex-jogador superou dois nomes de peso: Pep Guardiola, no Manchester City, e Carlo Ancelotti, do Real Madrid.

Leia também: 

Entre as mulheres, a escolhida foi holandesa Sarina Wiegman, que dirige a seleção da Inglaterra. Ela superou na votação a sueca Pia Sundhage, da seleção brasileira, e a francesa Sonia Bompastor, técnica do Lyon.

Escalação do ano

A Fifa também revelou a seleção da FIFPro (Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol) de 2022, que é considerada a escalação ideal da última temporada.

A organização usou uma formação bastante incomum no futebol para montar a escalação ideal do futebol masculino de 2022. Em um 3-3-4, o time foi montado com Courtois; Hakimi, João Cancelo e Van Dijk; Casemiro, De Bruyne e Modric; Messi, Benzema, Mbappé e Halaand.

A grande polêmica foi pela ausência do brasileiro Vinicius Júnior, um dos protagonistas do grande ano do Real Madrid.

Entre as mulheres, a escalação seguiu um padrão mais comum. O time foi formado por Christiane Endler; Lucy Bronze, Leah Williamson, Wendie Renard e Maria 'Mapi' León; Keira Walsh, Lena Oberdorf e Alexia Putellas; Alex Morgan, Sam Kerr e Beth Mead.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças