Esporte

Fifa The Best: Rei Pelé recebe homenagem na cerimônia com a presença da família e de Ronaldo

Premiação em Paris contou com a apresentação de Seu Jorge e discursos de Ronaldo e esposa de Pelé


27/02/2023 19h19

A dois dias de completar dois meses da morte de Pelé, a cerimônia do Fifa The Best 2023 homenageou o Rei do Futebol nesta segunda-feira (27). O evento sediado em Paris e organizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) contou com homenagem em vídeo, participação da família de Pelé, discurso de Ronaldo e apresentação de Seu Jorge.

Inicialmente, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, destacou a importância de Pelé no futebol. Depois de uma homenagem em vídeo que contava a trajetória do ex-jogador, Ronaldo Fenômeno subiu ao palco para entregar em mãos um troféu simbólico a Márcia Aoki, esposa de Pelé.

Em discurso em português, Ronaldo falou sobre sua relação com Pelé: “Um atleta que serviu de inspiração para mim e todo mundo no futebol [...] Quando eu tive a primeira lesão no meu joelho, em 2000, ele me visitou na minha casa, levando muito amor e carinho em um dos momentos mais difíceis da minha vida”.

O atleta falou ainda sobre a relevância do Rei no combate à discriminação racial:

“Ele, um atleta negro, se tornou o rei do esporte mais popular do planeta. Mostrou que o negro pode ser o melhor, mais bem-sucedido e pode vencer o racismo. Essa luta ainda não acabou, mas peço que todos se inspirem na luta do Rei Pelé, para que combatamos o preconceito”, concluiu o Fenômeno.

Márcia Aoki, esposa do ex-jogador, falou emocionada: “Deus nos deu o Edson, e o Edson nos deu Pelé. E o mundo tão bem recebeu ambos. Minhas palavras são: gratidão, gratidão, gratidão".

Ao final da homenagem, o cantor Seu Jorge realizou uma apresentação musical, cantando uma versão em português da música "Changes", de David Bowie.

Leia mais:Lewis Capaldi tem crise de Tourette durante show e público o ajuda finalizar seu maior hit

“O maior atleta de todos os tempos”

Considerado por muitos como o “maior atleta de todos os tempos”, Edson Arantes do Nascimento, popularmente conhecido como Pelé, morreu no dia 29 de dezembro de 2022. Aos 82 anos, o único jogador que venceu três Copas do Mundo, foi vítima de falência de múltiplos órgãos, após progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia.

Leia mais: Fifa The Best: Messi vence o prêmio de melhor jogador no masculino; Putellas leva no feminino

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças