Esporte

TV Cultura transmite nova temporada da Fórmula Indy a partir deste domingo (5)

Neste ano, a Indy terá seu maior grid em mais de dez anos: serão ao menos 27 carros em todas as 17 etapas


28/02/2023 12h07

A TV Cultura transmite, a partir deste domingo (5), a temporada 2023 da Fórmula Indy. A categoria mais veloz do planeta dá início à competição na Flórida. Mais um ano como a emissora oficial da Indy no Brasil, a Cultura traz Geferson Kern na narração e a ex-piloto Bia Figueiredo nos comentários.

Nesta temporada, a Indy terá seu maior grid em mais de dez anos: serão ao menos 27 carros em todas as 17 etapas. Com pilotos de 14 países e cinco continentes diferentes, 16 provas serão disputadas nos Estados Unidos e uma no Canadá.

Leia mais: Fifa The Best: Rei Pelé recebe homenagem na cerimônia com a presença da família e de Ronaldo

O Brasil será representado por Hélio Castroneves, que tem 47 anos e completa, neste mês, 25 anos de sua estreia na Indy. Outro representante será Tony Kanaan, que disputará somente a prova que deu origem à Indy, as 500 Milhas de Indianápolis, e anunciou que esta será sua última corrida na carreira pela categoria.

Grande Prêmio de St. Petersburg

A tradicional etapa de abertura da Fórmula Indy é disputada desde 2003 no circuito. É uma das mais belas pistas de rua do planeta. A reta principal é montada em uma pista de um aeroporto doméstico, o Albert Whitted Airport, que recebeu aquele que é reconhecido, nos EUA, como o primeiro voo comercial programado da história. O maior vencedor da prova é o brasileiro Hélio Castroneves, com triunfos em 2006, 2007 e 2012.

Sobre a Fórmula Indy

A categoria mais veloz do automobilismo internacional tem provas disputadas em circuitos ovais longos e curtos, circuitos mistos tradicionais e circuitos de rua, cheios de belezas e armadilhas.

As equipes Penske e Chip Ganassi conquistaram cinco títulos cada nos últimos 10 anos. E as maiores ameaças à hegemonia da dupla estão ligadas à Fórmula 1, com a McLaren e Andretti (esta em tratativas para ingressar na categoria).

Hoje, o cenário da categoria possui um duelo de gerações: de um lado, pilotos com até 25 anos, como o campeão de 2021, Alex Palou (ESP), Pato O'Ward (MEX) e Colton Herta (EUA). De outro, os veteranos com mais de 40 anos, como Castroneves, o atual campeão Will Power (AUS) e o hexacampeão Scott Dixon (NZL). No meio, os "trintões", como o bicampeão Josef Newgarden (EUA) e o atual campeão das 500 Milhas de Indianápolis, Marcus Ericsson (SUE).

E, ainda, a Indy tem tradição de ser uma das competições mais imprevisíveis do planeta: em 2022, foram 5.581 ultrapassagens ao longo da temporada. Já a disputa do título fica sempre para a última prova, desde 2006.

Leia também: Fifa The Best: Messi vence o prêmio de melhor jogador no masculino; Putellas leva no feminino

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças