Piquet é condenado a pagar R$ 5 milhões por comentários racistas contra Lewis Hamilton
Em entrevista na internet, o ex-piloto usou o termo racista "neguinho" para se referir ao inglês e fez um comentário homofóbico, além de ofender os competidores Keke e Nico Rosberg
25/03/2023 09h20
O ex-piloto de Fórmula 1 Nelson Piquet foi condenado pela Justiça a pagar uma indenização de R$ 5 milhões por comentários racistas e homofóbicos contra o piloto Lewis Hamilton.
Leia mais: Campeão da eLibertadores, Gabriel “Baxada” fala sobre as expectativas no mundial de FIFA
A decisão da 20ª Vara Cível de Brasília foi publicada na sexta-feira (24).
As falas do ex-piloto brasileiro foram feitas durante uma entrevista na internet. À época, segundo a denúncia, Piquet usou o termo racista "neguinho" para se referir ao piloto Lewis Hamilton e fez um comentário homofóbico, além de ofender os competidores Keke e Nico Rosberg.
"O Keke? Era uma b... Não tinha valor nenhum", afirmou. "É que nem o filho dele [Nico]. Ganhou um campeonato. O neguinho [Hamilton] devia estar dando mais c... naquela época e ‘tava’ meio ruim", continuou.
O juiz Pedro Matos de Arruda citou que as falas de Nelson Piquet não podem ser desprezadas, uma vez que se trata de uma pessoa pública mundialmente conhecida e com potencial de influência sobre seus admiradores.
Na ocasião, a declaração não reverberou apenas aqui no Brasil. A Fórmula 1, Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a Mercedes e o próprio Hamilton repudiaram as declarações. Além disso, foi suspenso do Clube de Pilotos Britânicos e, segundo a imprensa britânica, ainda foi banido do paddock da F1.
Leia também: Seleção da Argentina treina junto com River Plate; veja
REDES SOCIAIS