O futebol argentino conta com uma promessa brasileira. O jovem Lenny Lobato, de 22 anos, que vem se destacando no campeonato local. Em entrevista exclusiva ao site da TV Cultura, o atacante comentou sobre o início de sua carreira e projetou sua temporada no Vélez Sarsfield.
Leia mais: Riquelme deve se candidatar à presidência do Boca Juniors, diz jornal argentino
Natural de Armação de Búzios, no Rio de Janeiro, Lenny Lobato iniciou na base do Madureira, mas por ser filho e neto de argentinos buscou testes no país vizinho.
“Eu cheguei para jogar aqui com 16 anos, em 2017, por conta do meu tio, que é torcedor do clube. Ele conseguiu agendar um teste pela internet e eu passei”.
O brasileiro é visto como uma promessa no time e estreou nos profissionais com apenas 16 anos. Ele conta que a rivalidade entres os países fica apenas dentro de campo, que fora dele os argentinos realmente consideram os brasileiros como irmãos. Por falar espanhol desde criança, a adaptação também não atrapalhou em seu desenvolvimento.
Lenny já foi treinado por grandes nomes do futebol internacional, como Gabriel Heinze, Mauricio Pelegrino e Alexander “Cacique” Medina, mas vem ganhando oportunidades com um gigante nome do El Fortín.
Com a chegada do técnico Ricardo Gareca, ídolo do clube e que teve passagem pelo Palmeiras, Lobato vem tendo mais oportunidade, sempre saindo do banco de reservas. Os torcedores do Vélez Sarsfield, inclusive, vivem lotando as redes sociais do clubes pedindo o atleta em campo por mais tempo.
“O Gareca representa muito para o Vélez, ele tem uma presença gigantesca, foi o último treinador campeão por aqui, reconhecido no mundo todo e é gratificante ter ele aqui”.
Apesar de ter em Gareca como o grande ídolo, a equipe do Vélez Sarsfield conta com históricos jogadores, como Lucas Pratto, que jogou em clubes como o River Plate, Atlético-MG e São Paulo, Diego Godin, ídolo do Atlético de Madrid e histórico jogador do Uruguai, e Lucas Janson, um dos artilheiros da última Copa Libertadores.
Lobato afirma que jogar ao lado desses icônicos personagens do futebol sul-americano é como estar vivendo um sonho, pois são grandes vencedores.
“O Lucas Pratto e o Godin são um exemplo pra mim, são jogadores que já venceram muito no futebol e dia após dia ainda querem jogar e ganhar, eles sempre dão o melhor nos jogos e nos treinos e isso me motiva”, diz Lenny.
O jovem atacante começou a ser observado pelas categorias de base da Argentina, ainda pelo sub-18 do Vélez, mas o atleta ainda pode escolher qual país defenderá, já que está elegível para ambos. O carioca afirma que não tem preferência entre a pentacampeã e a tricampeã mundial.
“São as duas maiores seleções da história do futebol, mas eu não tenho uma preferência. Antigamente eu iria falar Brasil, pois nasci e cresci lá. Porém, eu vim morar aqui, conheci minha família argentina melhor, conheci o país, então as duas estão iguais no meu coração”, conclui o brasileiro.
Leia também: Confira os destaques do esporte da TV Cultura neste fim de semana
REDES SOCIAIS