Esporte

Governo brasileiro cobra atitudes de Espanha e La Liga após caso de racismo contra Vini Jr

O Itamaraty convocou a embaixadora María Fernández-Palacios para dar explicações pessoalmente sobre os atos racistas


22/05/2023 14h14

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, afirmou em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (22), que o governo brasileiro acionou o Ministério Público da Espanha contra a Primeira Divisão da Liga de Futebol Profissional, conhecida como La Liga. A medida foi anunciada após mais um caso de racismo contra o atacante Vinícius Júnior, do Real Madrid.

Leia mais: MITA Festival acontece no Anhangabaú nos dias 3 e 4 de junho; veja programação completa

O governo emitiu uma nota em conjunto interministerial para cobrar atitudes das autoridades da Espanha, da Fifa e da La Liga sobre o caso.

Assinado pelos ministérios da Igualdade Racial, dos Esportes, das Relações Exteriores, da Justiça e Segurança Pública, dos Direitos Humanos e da Cidadania, o comunicado afirma que “o governo brasileiro repudia, nos mais fortes termos, os ataques racistas que o atleta brasileiro Vinícius Júnior vem sofrendo reiteradamente na Espanha”.

O governo brasileiro ainda afirma que “lamenta profundamente que, até o momento, não tenham sido tomadas providências efetivas para prevenir e evitar a repetição desses atos de racismo”.

De acordo com Anielle, “o governo vai para cima das autoridades. Notificar e oficializar também, para que tenha resposta. Ontem mesmo, o próprio presidente [de La Liga] quis colocar o Vini como culpado por ter vivido o racismo. Estamos aqui em conjunto com o governo, com muita seriedade e afinco”.

A ministra afirmou na coletiva que resgataram o histórico da La Liga e viram que casos como esse já haviam ocorrido antes e a liga espanhola não se posicionou.

“É inadmissível que o presidente culpe o Vinícius. Com o governo da Espanha, com a ministra da Igualdade [da Espanha], Irene [Montero], a gente vai, através do Ministério Público, notificar para que seja investigada La Liga e outros vários casos”, afirmou Anielle.

O Itamaraty convocou a embaixadora da Espanha no Brasil, María del Mar Fernández-Palacios, para dar explicações pessoalmente sobre os atos racistas contra o jogador do Real Madrid.

Leia também: Ivan de Sousa Corrêa Filho é nomeado como o "número 2" do GSI

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças