Esporte

Cristo Redentor tem luzes apagadas em solidariedade a Vini Jr, vítima de racismo

O jogador foi alvo de uma série de ofensas racistas na Europa


22/05/2023 18h57

O Cristo Redentor teve a sua iluminação apagada entre às 18h e 19h, nesta segunda-feira (22), como ato de solidariedade ao jogador Vinícius Junior. O cessar das luzes de um dos mais famosos cartões-postais do Brasil acontece após torcedores do Valencia o chamarem de macaco, episódio que ocorreu no último domingo (21).

Quem organiza o ato é o Núcleo de Esporte e Fé do Santuário, em conjunto com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol e a Confederação Brasileira de Futebol.

"O Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor repudia os ataques racistas sofridos pelo jogador brasileiro Vinícius Júnior nesse domingo, 21 de maio, durante jogo entre Real Madrid e Valencia. Por isso, nesta segunda-feira, das 18h às 19h, o monumento ao Cristo Redentor terá a iluminação desligada como símbolo da luta coletiva contra o racismo e em solidariedade ao jogador e a todos os que sofrem preconceito no mundo inteiro", afirmou o santuário em nota. 

Ainda no comunicado, o Padre Omar, reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, fez uma referência a uma passagem bíblica: “Somos todos criados à imagem e semelhança de Deus”.

Leia também: Governo brasileiro cobra atitudes de Espanha e La Liga após caso de racismo contra Vini Jr

No último domingo (21), o jogador se pronunciou sobre o ocorrido e afirmou: "Lamento pelos espanhóis que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas”.

Já na tarde desta segunda-feira (22), Vini Jr também divulgou um vídeo com um compilado de registros de ataques discriminatórios sofridos por ele desde o ano passado em território europeu.


Leia também: Real Madrid agradece apoio de Lula a Vini Jr. e ataca Federação Espanhola: “Nosso futebol está danificado”

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças