Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram/@sevillafc
Reprodução/Instagram/@sevillafc

O Sevilla se prepara para mais uma final de UEFA Europa League em sua história. Na próxima quarta-feira (31), o clube espanhol enfrenta a Roma em busca do sétimo troféu da competição. A partida terá transmissão da TV Cultura a partir das 15h45. 

Até o momento, o Sevilla tem 100% de aproveitamento em finais de Europa League. Em sua história, são seis finais e seis vitórias. Não a toa, o time é considerado o rei da competição.

Para entrar no clima da partida, o site da TV Cultura listou todas as finais jogadas pelo Sevilla em sua história. Será que o time seguirá com uma performance perfeita em finais?

- Sevilla 4-0 Middelsbrough (temporada 2005/06)

A primeira conquista aconteceu em 2006. O Sevilla enfrentou o Middelsbrough, que também jogava a primeira final europeia. Porém, os espanhóis pareciam que estavam jogando sua décima final.

Com uma atuação de gala, o time goleou os ingleses por 4 a 0, com gols de Luis Fabiano, Enzo Maresca (2x) e Kanouté. O time estava recheado de brasileiros naquela temporada. Além do Fabuloso, Daniel Alves e Adriano eram titulares. Durante o jogo, Renato também entrou.

- Sevilla 2 (3) - (1) 2 Espanyol (temporada 2006/07)

Um ano após a primeira conquista, o Sevilla ficou com mais sede e chegou a final novamente. Dessa vez, a disputa foi caseira. Decisão espanhola contra o Espanyol, equipe da região da Catalunha. Apesar do conhecimento maior, o jogo foi carregado de tensão.

O placar foi aberto pelo brasileiro Adriano logo aos 18 minutos de jogo. O empate não demorou para sair. Aos 28 minutos, Riera igualou a partida. Durante o restante do jogo, tensão e nervosismo no campo e na arquibancada. Partida acabou indo para prorrogação.

Os gols que faltaram no tempo normal, aconteceram no tempo extra. Kanouté colocou o Sevilla novamente na liderança do placar. Porém, o Espanyol não se rendeu facilmente e empatou aos 10 minutos do segundo tempo com Jônatas. Decisão foi para as penalidades.

Quem estava com o pé mais calibrado eram os jogadores do Sevilla. Kanouté, Dragutinovic e Puerta acertaram. Do outro lado, apenas Paniani converteu. Vitória por 3 a 1 e título muito bem defendido.

- Sevilla 0 (4) - (2) 0 Benfica (temporada 2013/14)

A Era de Ouro do Sevilla na competição começou no ano de 2014. Esse é o primeiro dos três títulos consecutivos que os espanhóis conquistaram. Porém, não veio com muita facilidade. A equipe derrotou o Benfica, uma das mais tradicionais do velho continente, nos pênaltis.

Durante o jogo, o placar ficou zerado por todos os 120 minutos. Nas penalidades, o Sevilla foi 100%, com Bacca, Mbia, Coke e Gameiro convertendo. No lado português, apenas Lima e Luisão acertaram.

- Sevilla 3 - 2 Dnipro (temporada 2014/15)

Uma final cheia de gols. Em 2015, um azarão chegou a final do torneio. A equipe ucraniana Dnipro eliminou Ajax e Napoli nas fases anteriores e tentou trazer o título para o leste europeu.

O início foi muito animador. Kalinic abriu o placar logo aos oito minutos e deixou o torcedor espanhol completamente aflito. Mas dentro de campo, o Sevilla mostrou os motivos de ser um dos times mais temidos do torneio. O empate veio aos 28 minutos com Krychowiak e a virada aconteceu aos 31 com Bacca.

O Dnipro não tinha nada a perder e partiu para cima em busca do empate. E ela veio ainda no primeiro tempo. Rotan marcou aos 44, pouco antes do intervalo.

No segundo tempo, o Sevilla usou a sua experiência e não deu mais chances ao adversário. Bacca marcou mais uma vez e deixou os espanhóis na vantagem novamente. Dessa vez, o atual campeão fechou a casinha para garantir mais um troféu.

- Sevilla 3 - 1 Liverpool (temporada 2015/16)

Uma das noites de maior alegria para o torcedor do Sevilla. No último título do tricampeonato consecutivo, o time enfrentou o Liverpool, uma das camisetas mais pesadas do continente. Era a primeira temporada de Jurgen Klopp no comando dos ingleses e esse poderia ser um belo cartão de visitas.

O primeiro tempo foi bastante favorável aos ingleses. A equipe jogou bem e encontrou seu gol aos 35 minutos com Sturridge. Na época, o time contava com Coutinho e Firmino no ataque.

Mas, o Sevilla fez o favor de mostrar que a camiseta pesado do Liverpool era apenas na Champions. Quem manda na Europa League são os espanhóis. Em 25 minutos, a equipe marcou três gols. Gameiro logo no primeiro minuto do segundo tempo. Coke marcou outras duas vezes.

- Sevilla 3 - 2 Inter de Milão (temporada 2019/20)

A última conquista do Sevilla aconteceu durante a pandemia. Sem a presença de público, a equipe espanhola venceu a Inter de Milão por 3 a 2. Mais uma vez, um jogo cheio de gols e emoção.

O placar foi aberto pelos italianos logo aos cinco minutos. Lukaku marcou de pênalti. Porém, mais uma vez, o time mostrou que tem força na competição. Luuk de Jong marcou duas vezes e virou o jogo ainda no primeiro tempo.

A Inter, que chegava em sua primeira final europeia desde 2010, não entregou o jogo tão facilmente. Ainda na primeira etapa, Godín empatou.

O jogo foi decidido com um gol contra. E justamente do artilheiro da equipe italiana. Lukaku acabou jogando contra a própria meta e deixou o rival em vantagem novamente. Uma pressão foi feita ao final, mas a taça acabou ficando com os espanhóis.