Esporte

Rei da Europa League: Nos pênaltis, Sevilla vence Roma e conquista sétima taça

Em sua sétima final, o clube espanhol conquistou seu sétimo título e se garante como bicho papão do torneio


31/05/2023 18h59

Festa espanhola em Budapeste! Depois de uma maratona de 120 minutos e pênaltis, o título da UEFA Europa League ficou com o Sevilla. Após empate em 1 a 1 no tempo normal, a partida foi decidida nas penalidades. 

Foi 100% de aproveitamento nas cobranças do Sevilla. No lado da Roma, Mancini e Ibañez desperdiçaram as cobranças. Montiel, que também marcou o pênalti decisivo na final da Copa do Mundo, fez o do título. 

Na campanha, o Sevilla eliminou verdadeiros gigantes do futebol europeu. Além da Roma na final, mandou a Juventus para casa na semifinal e o Manchester United nas quartas. 

A vitória mantém o histórico perfeito do Sevilla em finais da competição. Foram sete finais e sete vitórias. Dessa maneira, os espanhóis se isolam ainda mais no ranking os maiores vencedores do torneio.

O vencedor garante uma vaga para a próxima edição da Champions League.

Sobre o jogo

A partida começou com uma surpresa na escalação. O argentino Paulo Dybala, que não estava 100%, foi colocado como titular. Mesmo com o tornozelo baleado, ele foi essencial para a marcação pressão e as jogadas ofensivas.

A primeira grande chance do jogo foi aos 11 minutos, após Dybala fazer jogada individual e passar para Celik, que fez o cruzamento a Spinazzola. Bono fez grande defesa.

O Sevilla, que entrou em campo em busca da sua sétima taça, apenas ameaçava com ataques rápidos. Aos 24 minutos, Óliver Torres teve a oportunidade do empate, mas escorregou na hora da finalização.

O placar foi aberto aos 34 minutos. Cristante roubou a bola no meio campo e largou a bola para Mancini. O meia achou Dybala entre os zagueiros e bateu na saída de Bono. Vantagem italiana.

Leia também: Zagueiro brasileiro provoca argentinos após ser expulso em jogo do Mundial Sub-20

A principal chance espanhola do empate aconteceu no finalzinho da primeira etapa. Rakitic arriscou de longe e acertou a trave.

Segundo tempo

O Sevilla iniciou a segunda etapa em cima dos italianos em busca do empate. O treinador José Mendilibar colocou Lamela e Suso (mesma estratégia da semifinal) para deixar o ataque mais rápido. A primeira oportunidade foi aos seis minutos com Alex Telles, mas a bola acabou indo para fora.

A pressão surgiu resultado aos nove minutos. Após boa jogada de Jesus Navas pela direita, Mancini desviou contra a própria a meta. Empate em Budapeste.

O gol fez a Roma sair da defesa e ir em busca da vantagem novamente. A primeira grande chance foi aos 20 minutos. Após cobrança de falta, houve um bate e rebate na área, Abraham chutou e Bono acabou salvando os espanhóis.

A virada poderia ter vindo aos 29 minutos. Ocampos invadiu a área e acabou caindo após dividida. O árbitro marcou pênalti. Porém, o VAR sugeriu a revisão e a infração foi cancelada.

Pênalti reclamado de um lado e do outro. Logo em seguida, foi a vez do VAR revisar um pedido de pênalti para a Roma. Após cruzamento de Matic, a bola bateu no braço de Fernando. Mas a arbitragem considerou que estava colado no corpo.

Leia também: Fórmula Indy: TV Cultura transmite GP de Detroit neste domingo (4)

Aos 37 minutos, a Roma teve chance de ouro para assumir a liderança do placar. Em jogada ensaiada de falta, Belotti ficou de cara para o gol e Bono.

Apesar das oportunidades, o jogo acabou empatado nos 90 minutos e a decisão foi para a prorrogação.

Mais 30 minutos de futebol

Jogar 90 minutos em alta intensidade custou para o Sevilla. Logo no início, o treinador precisou trocar seus dois laterais. Alex Telles e Navas saíram para as entradas de Rekik e Montiel, respectivamente.

Foi possível ver que a parte física fez a diferença na primeira etapa da prorrogação. As jogadas aconteceram com menos intensidade e poucas chances de gol.

Pênaltis

O Sevilla mostrou que treinou as cobranças e teve 100% de aproveitamento. Pelo lado da Roma, Mancini e Ibañez desperdiçaram e viram a taça escapar. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças