Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

Uma das maiores paixões dos brasileiros está de volta. A álbum da Copa do Mundo Feminina de 2023 chegou nas bancas nesta sexta-feira (2). Após o sucesso da edição de 2022 do masculino, a Panini, editora responsável pelo livro ilustrado, investiu para que os colecionadores de todo o país invistam no produto.

O torneio, que acontecerá na Austrália e na Nova Zelândia, começa no dia 20 de julho e a final está marcada para 20 de agosto. A Seleção Brasileira está no grupo F ao lado de França, Jamaica e Panamá. A estreia verde e amarela acontece no dia 24 de julho contra as panamenhas.

Ao contrário da enorme tradição da Copa do Mundo masculino tem no Brasil, essa é apenas a quarta edição do álbum do Mundial feminino lançado pela Panini. Mesmo assim, as expectativas são grandes. Em entrevista exclusiva ao site da TV Cultura, Martina Limoni, diretora de marketing da editora na América Latina, aposta no sucesso do produto.

“Temos uma grande expectativa para esse álbum. Essa é uma edição que tem um maior potencial de se tornar uma febre entre as pessoas do mesmo jeito do álbum da Copa do Mundo masculina. O futebol feminino nunca ficou tanto em evidência, as pessoas nunca foram tão aproximas das jogadoras e achamos que as figurinhas podem ajudar a reforçar ainda mais esse laço”, afirma.

Leia também: Dos mesmos criadores de "Whindersson x Popó": Fisiculturista também vai vestir luvas!

A produção do álbum seguiu os mesmos ritos da Copa do Mundo masculina. A editora usou como referência as convocações das seleções para selecionar as jogadoras que estarão nas figurinhas. Ao todo, são 580 cromos, 100 a mais que o álbum anterior. Todas as 32 seleções classificadas são representadas por suas camisas e distintivos oficiais, além de um elenco de 16 jogadoras.

O livro ilustrado pode ser comprado com capa mole por R$ 15, ou capa dura no valor de R$ 54,90. O pacote com cinco figurinhas custa R$ 4.

Com a mesma produção e grau de comprometimento, a editora espera que o Mundial feminino possa se tornar uma febre igual a edição masculina.

“A Copa do Mundo masculina já é uma febre estabelecida no Brasil e no mundo. Temos uma tradição de milhões de crianças e adultos. Entendemos que, conforme o futebol feminino está crescendo, se desenvolvendo, ganhando mais espaço, não há motivos para que a experiência do público para a Copa do Mundo feminina não possa ser do mesmo jeito que a Copa do Mundo masculina”, completa.

Leia também: Confira os destaques do esporte da TV Cultura neste fim de semana

Inclusive, Limoni é uma das pessoas que incentivam empresas liberarem funcionários a acompanhar os jogos do Mundial feminino da mesma forma como acontece com os homens. A Fifa já deu indicativos que quer essas ações durante o torneio.

“Podemos dizer, seguramente, que o álbum da Copa do Mundo feminino é um dos principais lançamentos que temos no ano por ser tratar de ser um evento desse tamanho e com essa representatividade”, completa.

Cromos especiais

Se no ano passado, a novidade do álbum da Copa do Mundo eram os cromos especiais, onde colecionadores vendiam no e-commerce por mais de R$ 1000, para essa edição, a Panini criou a sessão chamada “Beyond Greatness” (Além da Grandeza, na tradução).

Serão 32 figurinhas com uma jogadora de cada seleção. Embaixo do local para colar, haverá um pequeno texto com uma conquista da atleta no âmbito profissional ou pessoal.

“É possível descobrir a história inspiradora de cada uma dessas jogadoras, mostrando o comprometimento, a coragem e a determinação que eles têm no campo, mas também na vida”, conta a diretora.

Edição virtual

Para quem não quiser se limitar apenas a edição física, a Panini lançou uma edição virtual do livro ilustrado em parceria com a Coca Cola. Dentro de cada pacotinho, haverá um card extra, onde você pode escanear o QR-Code e ter a figurinha de maneira digital.

O aplicativo digital do álbum pode ser acessado no site da FIFA. Os usuários também podem reivindicar um pacote digital de bônus todos os dias na Play Zone da FIFA. Aqueles que conseguirem completar todo o álbum digital também terão a oportunidade de participar de um sorteio.

Leia também: Ex-BBB explica saída do fisiculturismo: “Muitos querem treinar meio ano, se encher de ‘bomba’ e subir no palco”