Esporte

Além da semifinal de Roland Garros: Conheça cinco grandes feitos de Bia Haddad no tênis

A tenista brasileira já tinha uma carreira de muito sucesso antes de alcançar a semifinal de Roland Garros


09/06/2023 16h28

Uma derrota dói bastante para um atleta profissional. Em uma semifinal, onde a taça está bem perto, a dor é ainda mais profunda. Mas nem por isso, a derrota mostra pontos negativos.

A campanha da tenista brasileira Bia Haddad Maia, que chegou nas semifinais de Roland Garros, um dos torneios mais importantes da modalidade, é para ser celebrada. Para o Brasil, foi um feito histórico e será uma história contada para sempre.

Mas muitos torcedores brasileiros passaram a conhecer a tenista neste momento. Com 27 anos, ela já possui uma grande carreira no tênis e com grandes conquistas.

Para se inteirar ainda mais sobre sua carreira e se tornar fã, o site da TV Cultura lista grandes feitos de Bia Haddad Maia em sua trajetória no esporte.

- Top 10 do ranking mundial das duplas

A brasileira não faz sucesso apenas jogando simples. Bia também é muito boa jogando em torneios de dupla. A mais recente conquista foi o WTA 1000 de Madri, quando venceu a competição ao lado da bielorrussa Victoria Azarenka.

Ao longo de sua carreira, foram oito finais de competições de duplas, com cinco vitórias e três derrotas. Os resultados a colocaram entre as 10 melhores jogadoras de duplas do mundo.

- Habilidade na grama

No tênis, não há muito tempo para descanso. Toda semana, há um novo torneio para jogar. E quem viu a Bia jogando em 2022, tem muitas expectativas para os próximos dias.

A partir da próxima semana, começa a temporada de grama para a elite do tênis. No ano passado, a tenista venceu três torneios nesse piso. Foram os WTAs 250 de Nottingham e Birmingham no simples e o Nottingham Open nas duplas ao lado da chinesa Zhang Shuai.

- Já fez final de Grand Slam

Muitos estavam na expectativa para Bia chegar a final de Roland Garros. Mas, o que muitos não sabem, é que ela já esteve numa final de Grand Slam em sua carreira.

Em 2022, ao lado da cazaque Anna Danilina, jogou a final do Australian nas duplas. Esse foi a melhor performance de uma brasileira em Grand Slam desde Maria Esther Bueno.

Infelizmente, a vitória não aconteceu. As meninas perderam para as tchecas Barbora Krejcíková e Katerina Siniaková.

- Final do WTA 1000 do Canadá

Outra campanha histórica de Bia foi no WTA 1000 do Canadá em agosto de 2022. Esse é um torneio que ela guarda com muito carinho.

Mesmo perdendo a final para Simona Halep, a campanha foi cinematográfica. Durante o torneio, ela venceu Iga Swiatek, se tornando a primeira brasileira a vencer uma número 1 do ranking mundial, a finalista do US Open Leylah Fernandez, a campeã olímpica Belinda Bencic e Karolína Plíšková.

- Primeira brasileira no WTA Final

Em todo fim de temporada, a WTA, principal organizadora dos torneios de tênis do mundo, reune os atletas de melhor desempenho para fazer um torneio.

E o ano de 2022 da Bia nas duplas foi fantástico. Foram quatro finais, incluindo uma de Grand Slam e outra de WTA 1000. O desempenho a colocou entre as melhores do mundo. Dessa maneira, se tornou a primeira brasileira a alcançar o WTA Final.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças