Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Flickr CBF Oficial
Reprodução/Flickr CBF Oficial

Com uma enorme coleção de títulos, Marta Vieira da Silva é mais conhecida como Rainha Marta. A alagoana, de 37 anos, é pioneira em quebrar e estabelecer recordes, tanto para o futebol feminino quanto para o masculino, em especial na Copa do Mundo.

Confira sua trajetória nos mundiais:

2003

Aos 16 anos, Marta fez sua estreia na Copa do Mundo dos Estados Unidos. Marcou três gols pela seleção, sendo dois na fase de grupos, contra Coreia do Sul e Noruega, e um pênalti contra a Suécia, nas quartas de final. Não foi o suficiente para classificar o Brasil para a etapa seguinte, que perdeu o jogo por 2 a 1.

2007

Na Copa da China, ela foi eleita a Melhor Jogadora e levou o prêmio Chuteira de Ouro por ter marcado 7 gols na competição. A Camisa 10 ajudou o Brasil a chegar na final, mas a equipe perdeu de 2 a 0 para a Alemanha. Este é o melhor resultado da seleção feminina até o momento.

2011

Marta ficou a um gol de distância de ser artilheira da Copa pela segunda vez. Ela balançou as redes na Alemanha em quatro ocasiões, sendo duas no empate de 2 a 2 com os Estados Unidos, nas quartas de final. A seleção brasileira foi eliminada nos pênaltis (5 a 3).

Veja imagens: Webstory: Rainha Marta: Relembre o desempenho da jogadora em Copas do Mundo

2015

Seu desempenho mais tímido foi na Copa do Canadá, com apenas um gol. Contudo, este foi seu 15º em Copas do Mundo, tornando a Rainha a maior artilheira da competição na modalidade feminina.

2019

Na França, Marta igualou e superou o recorde de gols em Copas do Mundo, tanto feminino quanto masculino, ao deixar Miroslav Klose para trás e anotar o 17º gol no campeonato. Também se tornou a primeira pessoa a marcar gols em cinco edições da Copa FIFA, três anos antes de Cristiano Ronaldo.

2023

Após sua sexta e última Copa do Mundo, Marta declarou em entrevista ao Esporte Espetacular, da Rede Globo, que fará uma pausa na carreira para realizar o sonho de ser mãe. A Rainha tem a oportunidade de tornar seu recorde de gols mais difícil de ser alcançado e a expectativa de trazer o troféu mundial para o Brasil.