Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Flickr Comitê Paralímpico Brasileiro
Reprodução/ Flickr Comitê Paralímpico Brasileiro

O Time São Paulo Paralímpico é um projeto que foi criado em parceria entre o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no ano de 2011.

Leia mais: Espanha vence a Inglaterra e se torna campeã da Copa do Mundo feminina

O projeto tem o objetivo de planejar, organizar, executar, controlar e avaliar ações de suporte ao desenvolvimento esportivo de atletas paralímpicos de alto nível, vinculados a clubes e/ou entidades esportivas do Estado de São Paulo, e que tenham potencial de bom desempenho nos Jogos Paralímpicos.

Em entrevista ao site da TV Cultura, Marcos da Costa, secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, afirmou que o Time Paralímpico é uma das ações mais importantes da secretaria.

"O Time São Paulo Paralímpico é uma das ações mais importantes da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que neste ano investiu R$ 6 milhões nos 106 atletas paralímpicos de 14 modalidades que integram a equipe para que pudessem disputar campeonatos nacionais e internacionais ao longo do ano. São atletas de elite, de alta performance, que têm nos dado orgulho por suas conquistas”.

Com o grande sucesso o projeto foi crescendo ano a ano, e passou contemplar não só os atletas de altíssimo rendimento, mas também jovens talentos que poderiam vir a ser medalhistas no futuro.

No Mundial de Atletismo Paralímpico, que aconteceu em Paris, na França, entre 8 e 17 de julho. Os 25 atletas do Time SP que participaram da competição conquistaram, juntos, metade das medalhas brasileiras, 23 de 47, sendo oito de ouro, nove de prata e seis de bronze. O Brasil terminou o campeonato em segundo lugar, com 14 medalhas de ouro, 13 de prata e 20 de bronze.

“Essa conquistas refletem a importância da estruturação de políticas públicas para o incentivo ao desenvolvimento do esporte paralímpico”, afirma Marcos da Costa.

O Brasil vem evoluindo ano após ano nas Paraolimpíadas. Em Londres, em 2012, a equipe brasileira conquistou 25 medalhas no total. Já nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, o Comitê conquistou 32 medalhas.

Nos últimos Jogos Paralímpicos, realizada em Tóquio, em 2021, a delegação brasileira somou 72 medalhas no total. Terminando a competição na sétima posição.

A nossa expectativa para as Paralimpíadas de 2024, em Paris, é de grande aposta nos nossos atletas do Time SP, que novamente farão história vestindo a nossa camisa e representando o nosso país nesta competição tão importante", finaliza Marcos da Costa.


Leia também: Messi é campeão com Inter Miami e se torna o jogador com mais títulos na história do futebol