A decisão de Luis Rubiales de não renunciar o cargo de presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF) vai ter um impacto grande no esporte. As 23 jogadoras campeãs do mundo assinaram um manifesto nesta sexta-feira (25) dizendo que não aceitarão novas convocações enquanto o dirigente permanecer no cargo.
O documento conta com assinaturas de outras jogadoras espanholas que não foram a Copa do Mundo. Mapi León, Patri Guijarro e Claudia Pina, que tiveram problemas com a comissão técnica, apoiam o movimento.
"Depois de verem com perplexidade o discurso do presidente da RFEF, Luis Manuel Rubiales Bejár, as jogadoras da seleção principal querem manifestar seu apoio a Jennifer Hermoso e condenar de forma firme e contundente as condutas que atentaram contra a dignidade das mulheres", diz o comunicado.
Durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina, Jennifer Hermonso foi beijada a força na boca por Rubiales. Em sua defesa, o cartola afirmou não teve maldade e a ação foi "como dar um beijo em uma filha".
Leia também: Após eliminação na fase de grupos, Brasil perde posição no ranking da FIFA; Veja top 10
A jogadora rebateu a declaração, disse que nunca deu abertura para ação e criticou Rubiales.
"Quero esclarecer que, assim como dá pra ver nas imagens, eu não quis o beijo em nenhum momento, e é claro que não abracei e levantei o presidente. Não tolero que duvidem de minhas palavras, e menos ainda se inventarem palavras que eu disse", afirmou a camisa 10 da seleção espanhola.
REDES SOCIAIS