A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou neste sábado (26) a suspensão provisória de Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol.
A decisão ocorre um dia após ele afirmar em um evento que não irá renunciar ao cargo e dizer que o beijo que deu em Jenni Hermoso durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina, na Austrália, havia sido consensual.
Após a declaração dele, a atleta publicou um comunicado oficial nas redes sociais, no qual nega mais uma vez que tenha dado consentimento para o beijo. No mesmo dia, a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) disse que os comentários dela eram mentirosos e que iria tomar medidas legais.
A suspensão, que tem duração inicial de 90 dias, contando a partir deste sábado (26), foi anunciada pelo colombiano Jorge Ivan Palacio, presidente do Comitê Disciplinar da Fifa.
Em comunicado ele esclarece que, “valendo-se do uso do artigo 51 do Código Disciplinar da Fifa, decidiu suspender provisoriamente Rubiales de todo e qualquer evento relacionado a futebol em âmbitos nacional e internacional”.
A decisão será reavaliada conforme seguirem as investigações do caso abertas pela entidade na última quinta-feira (24).
O comunicado fala, ainda, em preservar os direitos fundamentais de Hermoso e promete tomar medidas caso ele ou terceiros próximos dele tentem entrar em contato com a campeã mundial, ou com pessoas do seu meio. Além de reiterar o “comprometimento da entidade com o respeito à integridade de todas as pessoas, e condenou de forma vigorosa quaisquer comportamentos que atentem contra isso”.
Leia também: Confira os destaques do esporte da TV Cultura neste fim de semana
REDES SOCIAIS