Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação | CBG
Divulgação | CBG

Na última semana, o sucesso do Brasil nos Jogos Pan-americanos 2023, no Chile, foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Na competição, a delegação brasileira conquistou 205 medalhas, sendo 66 de ouro, 73 de prata e 66 de bronze.

Confira abaixo quais foram as maiores conquistas do time verde-amarelo no campeonato:

Futebol Masculino      

    Depois de 36 anos sem títulos na categoria, a seleção brasileira de futebol masculino conquistou a medalha de ouro após vencer o Chile nos pênaltis por 4 a 2, em um jogo que estava empatado em 1 a 1 no tempo normal.

    A última conquista do Brasil havia sido em Indianápolis, em 1987, também contra a equipe chilena.

    Veja imagens: Webstory: Cinco maiores conquistas do Brasil no Pan 2023

    Recorde de medalhas

      Com 66 medalhas de ouro, a delegação brasileira bateu recorde de conquistas de 1° lugar em uma única edição do Pan. Com esse feito, o Brasil superou o seu último recorde, que ocorreu no Pan de Lima, em 2019. Na ocasião, a seleção havia conseguido 54 medalhas de ouro.

      Ginástica

        Todos os ginastas brasileiros que participaram do Pan 2023 ganharam uma medalha, tendo, assim, 100% de aproveitamento. No total, foram 1 medalha de ouro, 16 de prata e quatro de bronze para a ginástica do Brasil.

        Mulheres no pódio

          Pela primeira vez na história, as mulheres conquistaram mais medalhas do que os homens nos Jogos Pan-Americanos. Das 205 medalhas brasileiras, 95 foram alcançadas por mulheres, sendo 33 de ouro. Os homens conquistaram 92. Outras 18 foram vencidas por equipes mistas.

          Tênis Feminino     

            Desde 1963, com a conquista da tenista Maria Esther Bueno no Pan de São Paulo, o Brasil não tinha uma mulher no pódio do tênis feminino. No entanto, neste ano, esse tabu foi quebrado, pois a brasileira Laura Pigossi levou ouro na modalidade simples e em dupla, ao lado de Luisa Stefani.