Jogos Parapan-Americanos: Time SP Paralímpico conquista 45 medalhas para o Brasil em quatro dias de competição
Além das medalhas, atletas registraram novos recordes mundiais; Beth Gomes, de atletismo, superou seu próprio recorde mundial em lançamento de disco da classe F53
22/11/2023 15h25
O Time São Paulo Paralímpico alcançou a marca de 45 medalhas para o Brasil nesta terça-feira (21) nos Jogos Parapan-Americanos, que estão ocorrendo em Santiago, no Chile, de 17 a 26 de novembro. Já são 25 medalhas de ouro, 15 de prata e 5 de bronze conquistadas pelos atletas de atletismo, ciclismo, halterofilismo, judô, natação e tênis de mesa. As conquistas do Time SP representam quase 30% do quadro geral de medalhas do Brasil, que já reúne 74 de ouro, 47 de prata e 45 de bronze, e está em primeiro lugar.
"Os atletas do Time São Paulo são de elite, de alto rendimento, e foram escolhidos por suas inúmeras vitórias no decorrer do ano para integrar a delegação brasileira no Parapan. Eles, sozinhos, já conquistaram 45 medalhas, quase alcançando Estados Unidos e Colômbia no ranking geral de medalhas. Temos muito orgulho dos nossos atletas, que nos mostram diariamente a importância do incentivo ao esporte paralímpico", disse o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, que está acompanhando os atletas do Time SP no Parapan.
Leia também: CBF emite nota e defende organização do jogo contra a Argentina sem divisão de torcidas
Atletismo
No primeiro dia de competições da modalidade, o destaque inicial foi da atleta Beth Gomes, que superou seu próprio recorde mundial no lançamento de disco da classe F53. A atleta havia registrado neste ano, em Paris, 17,12m e, no Parapan, alcançou 17,80m. No arremesso de peso da classe F57, Thiago Paulino ficou com o ouro após arremessar 15,17m. Nos 200m da categoria T11, Jerusa Geber levou a medalha de ouro após vencer a prova com o tempo de 25s04. Nos 5000m, também da classe T11, Julio Cesar Agripino conquistou a medalha de bronze. Aline dos Santos, que disputou os 400m das classes T53/T54, subiu ao pódio com a medalha de prata. Destaque também para os atletas Claudiney Batista, que ficou em 5° lugar, e Lorena Spoladore em 4°.
Natação
Na prova dos 400m livre da classe S6, Talisson Glock bateu o recorde parapan-americano e conquistou medalha de ouro, assim como Esthefany Rodrigues que, além de conquistar a medalha de ouro, também estabeleceu um novo recorde parapan-americano na prova dos 50m borboleta da classe S5. Destaque também para Gabriel Cristiano, que disputou os 100m livre da classe S8 e subiu ao pódio com a prata. E, pela primeira vez na competição, a nadadora Edênia Garcia conquistou o bronze. A atleta Raquel Viel disputou os 100m costas e ficou em 4º lugar.
Bocha
Maciel Santos e Evelyn de Oliveira, ambos da classe BC3, disputaram as classificatórias e venceram. Agora estão na final e disputam, nesta quarta-feira (22), os primeiros pódios da modalidade.
Competições nesta quarta-feira (22)
Na manhã de hoje, a seleção brasileira de goalball, que também conta com atletas do Time SP na modalidade, venceu a Venezuela por 10 a 0 e garantiu vaga para as semifinais dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, e irá enfrentar a Argentina. Este foi o mesmo placar aplicado pela seleção brasileira sobre o Chile ontem.
Os atletas do Time São Paulo Paralímpico seguem disputando diversas categorias como atletismo, a fase final da bocha, o goalball (masculino e feminino) e a natação.
Até o momento, o Brasil se mantém em primeiro lugar no quadro geral de medalhas, disputando com 33 países. O Brasil é lider do quadro desde a edição do Rio de Janeiro, em 2007, e nas posteriores - Toronto, em 2015; Guadalajara, em 2011; e Lima, em 2019, edição em que os atletas brasileiros conquistaram a primeira posição do quadro de medalhas ao alcançar a marca inédita de 308 medalhas, sendo 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze.
Leia também: Ex-jogador do Corinthians anula cobrança de dívida de R$ 10 milhões na Justiça de São Paulo
REDES SOCIAIS