Esporte

Simulação da tragédia da Chapecoense em decoração de Natal na Colômbia revolta moradores

O acidente completa sete anos nesta quarta-feira (29)


28/11/2023 16h32

Uma recriação do avião da tragédia envolvendo o time da Chapecoense revoltou moradores na cidade colombiana de La Union. A proposta era fazer uma “homenagem” em referência ao acidente que completa sete anos nesta quarta-feira (29).

A estrutura, feita de alumínio, foi posicionada em uma praça central do município, em meio a decoração de Natal. Vale destacar que o acidente aéreo aconteceu nas proximidades de Medellín, a cerca de 60 km de La Union.

Em imagens divulgadas nas redes sociais, é possível ver a réplica da aeronave, inclusive os detalhes em verde e vermelho na traseira do veículo em alusão à bandeira da LaMia, companhia aérea responsabilizada pelo acidente. Já a parte dianteira foi colocada com o bico em contato com o solo de modo a simular a colisão.


Diante da repercussão e das reações negativas de moradores da cidade, de torcedores da Chapecoense e de brasileiros nas redes sociais, o prefeito da cidade, Edgar Alexander Osorio, fez um pedido de desculpas e anunciou a remoção da réplica decorativa nesta terça-feira (28).

"A instalação de uma réplica do avião, referenciando a tragédia de quase sete anos que marcou nossa comunidade, gerou diversas reações nas redes sociais. Por isso, tomamos a decisão de retirá-lo do parque principal. As decorações de Natal nunca tiveram a intenção de ferir a sensibilidade das pessoas, mas compreendemos o desconforto que causaram e por isso apresentamos as nossas desculpas e procederemos à sua remoção", afirmou o prefeito.

Leia também: Dois irmãos brasileiros são presos na Espanha por vínculo com grupo terrorista

Relembre o acidente

Foto: Divulgação

Em 28 de novembro de 2016, o voo que levava o elenco, dirigentes da Chapecoense e alguns jornalistas caiu por falta de combustível nas proximidades de Medellín, na Colômbia, ocasionando a morte de 71 pessoas e deixando seis sobreviventes.

O clube de futebol, sediado no município de Chapecó, em Santa Catarina, se deslocava para a primeira partida da final da Copa Sul-Americana.

Leia também: 'Estudos para concessões não vão parar, não adianta fazer greve”, diz Tarcísio

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças