Esporte

Brasileiro “Netinho”, campeão do taekwondo no Pan, é suspenso por doping

Atleta deve ficar fora dos torneios da modalidade até o mês de fevereiro do ano que vem


27/12/2023 20h15

Edival Pontes, o "Netinho", brasileiro campeão por equipes no taekwondo nos Jogos Pan-Americanos, está suspenso do esporte por doping.

Segundo o (COB) Comitê Olímpico do Brasil, o atleta deve ficar fora dos torneios da modalidade até o mês de fevereiro do ano que vem. A informação é do portal UOL.

Em nota, o COB informou que o lutador recebeu a notificação de resultado analítico adverso de um exame feito em competição antes dos Jogos Pan-americanos há algumas semanas.

Leia também: Ederson é eleito melhor goleiro do mundo em 2023 pela IFFHS

A World Taekwondo, federação internacional do esporte, não chegou a tornar pública a substância encontrada nos exames do brasileiro, mas adicionou um alerta de suspensão dele no ranking olímpico.

“O Brasil manteve o ouro como equipe em Santiago, mas Netinho teve a sua cassada. A suspensão ao atleta é válida até o final de fevereiro. Com isso, ele poderá seguir em busca da classificação para os Jogos Olímpicos Paris 2024”, comunicou o COB.

Em nota à TV Cultura, a assessoria de Netinho afirmou que o lutador irá aguardar as orientações de seu advogado junto ao COB e a CBTKD e não irá se pronunciar.

Para se classificar para os Jogos Olímpicos, o atleta precisa que outro brasileiro conquiste uma vaga para o país na categoria até 68kg, durante o Pré-Olímpico das Américas, entre os dias 30 e 31 de janeiro, período em que Netinho ainda estará em estado de suspensão. O Brasil só pode levar dois lutadores por gênero para a competição em Santo Domingo, na República Dominicana.

Leia também: Luisa Baptista apresenta melhora mas segue em UTI, diz boletim médico

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças