Brasileiro “Netinho”, campeão do taekwondo no Pan, é suspenso por doping
Atleta deve ficar fora dos torneios da modalidade até o mês de fevereiro do ano que vem
27/12/2023 20h15
Edival Pontes, o "Netinho", brasileiro campeão por equipes no taekwondo nos Jogos Pan-Americanos, está suspenso do esporte por doping.
Segundo o (COB) Comitê Olímpico do Brasil, o atleta deve ficar fora dos torneios da modalidade até o mês de fevereiro do ano que vem. A informação é do portal UOL.
Em nota, o COB informou que o lutador recebeu a notificação de resultado analítico adverso de um exame feito em competição antes dos Jogos Pan-americanos há algumas semanas.
Leia também: Ederson é eleito melhor goleiro do mundo em 2023 pela IFFHS
A World Taekwondo, federação internacional do esporte, não chegou a tornar pública a substância encontrada nos exames do brasileiro, mas adicionou um alerta de suspensão dele no ranking olímpico.
“O Brasil manteve o ouro como equipe em Santiago, mas Netinho teve a sua cassada. A suspensão ao atleta é válida até o final de fevereiro. Com isso, ele poderá seguir em busca da classificação para os Jogos Olímpicos Paris 2024”, comunicou o COB.
Em nota à TV Cultura, a assessoria de Netinho afirmou que o lutador irá aguardar as orientações de seu advogado junto ao COB e a CBTKD e não irá se pronunciar.
Para se classificar para os Jogos Olímpicos, o atleta precisa que outro brasileiro conquiste uma vaga para o país na categoria até 68kg, durante o Pré-Olímpico das Américas, entre os dias 30 e 31 de janeiro, período em que Netinho ainda estará em estado de suspensão. O Brasil só pode levar dois lutadores por gênero para a competição em Santo Domingo, na República Dominicana.
Leia também: Luisa Baptista apresenta melhora mas segue em UTI, diz boletim médico
REDES SOCIAIS