Esporte

Gerd Wenzel exalta carreira Beckenbauer: “Nenhum outro influenciou tanto o futebol alemão”

Beckenbauer faleceu no último domingo (7) aos 78 anos


08/01/2024 15h19

O futebol está de luto após a notícia da morte de Franz Beckenbauer. O jornalista Gerd Wenzel, um dos maiores especialistas sobre futebol alemão trabalhando no Brasil, lamentou a notícia e exaltou a influência dele no esporte.

“Morreu Franz Beckenbauer aos 78 anos cercado na intimidade do seu lar pela família. Como jogador e técnico nenhum outro influenciou tanto o futebol alemão. Como jogador, foi campeão mundial e europeu. Como técnico, levou a recém-reunificada Alemanha ao título mundial (1990) RIP”, escreveu em suas redes sociais.


Como jogador, Beckenbauer venceu a Copa do Mundo em 1974 e liderou um dos maiores times da história do Bayern de Munique, quando venceu a Liga dos Campeões por três anos seguidos (1974, 1975 e 1976).

Leia também: Bia Haddad perde na estreia do WTA 500 de Adelaide e é eliminada

Como técnico, comandou a seleção alemã no primeiro mundial após a queda do Muro de Berlim. Era um dos momentos mais delicados da história do país.

Beckenbauer morreu no último domingo (7) aos 78 anos. O comunicado divulgado pela família nesta segunda-feira (8) não informa a causa da morte, dizendo apenas que faleceu enquanto dormia.

“É com profunda tristeza que anunciamos que meu marido e nosso pai, Franz Beckenbauer, faleceu pacificamente enquanto dormia ontem, domingo, cercado por sua família. Pedimos que possamos lamentar em silêncio e nos abster de qualquer pergunta”, informa.

Ele faz parte do seleto grupo de personalidades que venceu a Copa do Mundo como jogador e treinador (1974 como atleta e 1990 como técnico). Zagallo, que morreu na última sexta-feira (5), e Didier Dechamps, atual treinador da Seleção da França, também alcançaram o feito.

Leia também: Fifa declara “normalidade restaurada” na CBF

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças