Esporte

Após notícias, FIFA diz que cartão azul não será usado no futebol profissional

Conforme a entidade, “os relatos do chamado 'cartão azul' nos níveis de elite do futebol são incorretos e prematuros”


08/02/2024 18h48

A FIFA negou, em comunicado no X nesta quinta-feira (8), os rumores de que um "cartão azul" seria testado no futebol profissional. Conforme o órgão, as análises da suposta nova ferramenta de arbitragem, “se implementadas, devem limitar-se a testes de forma responsável em níveis inferiores”.

A entidade também declarou que “os relatos do chamado 'cartão azul' nos níveis de elite do futebol são incorretos e prematuros”, mas afirma que irá discutir o assunto na Assembleia Geral da International Football Association Board (Ifab), em 2 de março, na Escócia.

Leia mais: Confira jogadores estrangeiros que atuaram por clubes do Brasil e ninguém lembra


O pronunciamento da FIFA ocorreu após repercussão nas redes sociais em decorrência de uma informação divulgada pelo jornal inglês The Telegraph. Conforme o veículo, o cartão azul já seria usado na próxima temporada europeia, que inicia no segundo semestre de 2024.

O protocolo do cartão se aplicaria, segundo a publicação britânica, em casos de faltas que impeçam um ataque promissor (a chamada falta tática) e reclamações exageradas com os árbitros.

Neste caso, se um atleta receber a penalização duas vezes, ele automaticamente receberia o cartão vermelho, o que eliminaria o jogador.

Leia também: Libertadores 2024: quais dificuldades os atletas brasileiros podem encarar em uma altitude de quatro mil metros?

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças