A Premier League, liga organizadora da elite do Campeonato Inglês, não aceitou repassar 900 milhões de libras, (cerca de R$ 5,7 bilhões) para a English Football League (EFL), entidade responsável por 72 clubes de três divisões inferiores.
O valor seria destinado às equipes durante os próximos cinco anos. Entretanto, pelo menos 10 clubes da elite inglesa se recusaram a repassar o dinheiro para as ligas inferiores.
Leia também: Cruzeiro anuncia retorno de Marcelo Moreno para jogo de despedida
A pedido de Romário, Senado cria CPI das Apostas Esportivas para investigar manipulação de jogos
A oferta dos 900 milhões de libras foi apresentada pelo chefe executivo da Premier League. Segundo Richard Masters, o repasse seria uma espécie de mecanismo de solidariedade dentro do futebol da Inglaterra. Porém, para ser aprovado, seria necessário o aval de 14 dos 20 integrantes da primeira divisão.
O tema ganhou relevância porque o governo do Reino Unido se envolveu e procurou influenciar por um acordo nesta semana. De acordo com a imprensa local, a secretária de Cultura Lucy Frazer se reuniu com representantes da Premier League e da EFL, na tentativa de não tornar necessária a intervenção do governo.
Há mais de dois anos, o governo britânico avisou à Premier League que seria necessário repassar mais dinheiro para as divisões inferiores do futebol, como forma de garantir a estabilidade de todas as organizações.
REDES SOCIAIS