Esporte

Liberty Media, empresa dona da Fórmula 1, anuncia a compra da MotoGP

A companhia norte-americana é dona da Fórmula 1 desde o começo de 2017


01/04/2024 15h29

A Liberty Media anunciou nesta segunda-feira (1) um acordo para adquirir a Dorna Sports, empresa responsável pela realização da MotoGP, principal competição internacional de motociclismo. A companhia norte-americana é dona da Fórmula 1 desde o começo de 2017.

Leia mais: Faltando sete rodadas, Bayer Leverkusen iguala sua melhor campanha na história da Bundesliga

Os direitos comerciais e televisivos da MotoGP pertencem à Dorna Sports desde 1991. A partir do novo acordo, a corporação espanhola seguirá como empresa detentora da MotoGP, mas agora integrada aos quadros da Liberty Media.

Carmelo Ezpeleta permanecerá como diretor executivo da Dorna, cargo no qual está desde 1994. As operações da MotoGP permanecerão sediadas em Madri, na Espanha, e filiais em Barcelona (Espanha) e Roma (Itália).

Segundo anúncio das partes envolvidas na negociação, a Liberty vai adquirir 86% da Dorna Sports, que permanecerá dona de 14% do próprio negócio. Ao todo, o grupo norte-americano deverá desembolsar 4,2 bilhões de euros (mais de R$ 22,6 bilhões, conforme a cotação atual).

“A MotoGP é uma liga global, com uma base de fãs leal e animada, corridas cativantes e um perfil financeiro altamente gerador de fluxo de caixa. Carmelo e sua equipe administrativa construíram um grande espetáculo esportivo, que podemos expandir a uma maior audiência global”, afirmou Greg Maffei, presidente e CEO da Liberty Media.

Leia também: Bundesliga: Stuttgart tem aproveitamento melhor na atual temporada do que no ano de seu último título

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças