Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram/@bayer04fussball
Reprodução/Instagram/@bayer04fussball

O próximo final de semana promete ser histórico para o Bayer Leverkusen. O time pode ser campeão da Bundesliga pela primeira vez na história. Faltando seis rodadas, são 16 pontos de vantagem para Bayern de Munique e Stuttgart na tabela de classificação. Uma simples vitória garante a conquista para os comandados de Xabi Alonso.

O título acabaria com dois pesadelos da história do clube. O primeiro é acabar com o apelido dado pelos rivais: Bayer Neverkusen, uma piada com a palavra “never” (nunca na tradução) por não ter conquistado a liga nacional. 

O outro trauma carregada pelo clube é o “ano dos vices”, em 2002, quando o time ficou em segundo lugar em todas competições que disputou (Bundesliga, Copa da Alemanha e Liga dos Campeões). 

Leia também: Confira os destaques do esporte da TV Cultura neste fim de semana

Naquela temporada, o Leverkusen tinha um dos melhores elencos de sua história: Butt no gol, os brasileiros Lucio e Zé Roberto, Schneider e Ballack, dupla que jogava no meio-campo da seleção alemã, e Berbatov, jovem búlgaro que fez história no futebol europeu.

No Campeonato Alemão, liderou a competição por 16 rodadas seguidas e passou quase um turno inteiro sem sofrer derrotas. Porém, faltando quatro jogos, com uma vantagem de quatro pontos, emendou uma sequência de tropeços e perdeu a taça.

Na Liga dos Campeões, chegou a final após eliminar Barcelona e Arsenal. Mas acabou perdendo para o Real Madrid na decisão com o lendário gol de Zinedine Zidane.

Na Copa da Alemanha, outra derrota doída. Contra o Schalke 04, perdeu por 4 a 2 de virada. O time abriu o placar com Berbatov aos 27 minutos do primeiro tempo. Porém, sofreu quatro gols seguidos e viu o caneco escapar.

Na atual temporada, o Leverkusen pode se livrar desses fantasmas e o elenco pode entrar para história do clube. Além do título da Bundesliga, está na final da Copa da Alemanha e jogará contra o Kaiserslautern no dia 25 de maio.


A partida entre Bayer Leverkusen e Werder Bremen, que pode decidir o título da Bundesliga, será transmitido pela TV Cultura no próximo domingo (14) a partir das 12h25.

Leia também: Como Xabi Alonso tirou o Leverkusen da vice-lanterna da Bundesliga e transformou a equipe em uma potência