Esporte

Paris 2024: chama olímpica é acesa durante cerimônia em Olímpia, na Grécia

101 dias antes do início da competição, tocha percorrerá territórios franceses


16/04/2024 09h39

A chama olímpica, símbolo dos Jogos Olímpicos, foi acesa em frente às ruínas do templo de Hera, durante uma cerimônia em Olímpia, na Grécia, nesta terça-feira (16).

Leia também: Palmeiras anuncia pré-contrato com meia Felipe Anderson, da Lazio

O figurino das atrizes que interpretaram as sacerdotisas contou com uma novidade: no lugar do tradicional branco, os vestidos ganharam tons cinzas inspirados nas colunas gregas.

Durante a tradição, no entanto, nuvens impediram que a chama fosse gerada por raios de sol com a ajuda de um espelho parabólico, o que fez com que fosse preciso um plano B. A solução encontrada foi a utilização da que havia sido acesa no ensaio realizado na segunda-feira (15).

101 dias para o começo da Olimpíada, a tocha circulará por territórios franceses. Ao todo, percorrerá 400 cidades e territórios ultramarinos, como a Guiana Francesa, Nova Caledônia, Reunião, Martinica, Polinésia Francesa e Guadalupe.

Agora, segue para o Coubertin Grove, um memorial que abriga a Academia Olímpica Internacional, que dará início a um revezamento com 550 pessoas durante 11 dias até Atenas, com destino ao Estádio Panatenaico.

O evento é uma referência a entrega oficial da chama para o Comitê Organizador dos Jogos. Dali, irá para a França, com previsão de chegada em Marselha no dia 8 de maio. O processo deve contar com a colaboração de 10 mil pessoas. O primeiro condutor foi o remador grego Stéfanos Doúskos, que foi medalha de ouro do skiff simples, em Tóquio.

Leia também: Tande sofre infarto e se recupera no hospital: 'Fiquem atentos aos sinais'



ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças