Ministro do Esporte pede à CBF paralisação do Campeonato Brasileiro
André Fufuca pede uma interrupção de pelo menos duas semanas
10/05/2024 18h01
O ministro do Esporte, André Fufuca, pediu nesta sexta-feira (10) ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, a paralisação do Campeonato Brasileiro em razão das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul.
No ofício, André Fufuca pede uma interrupção de pelo menos duas semanas.
Leia mais: Paralisação do Campeonato Brasileiro depende dos clubes, explica presidente da CBF
"É um prejuízo humanitário de um lado e esportivo também. Parar por duas semanas seria razoável. Enviaremos ofício nesta sexta-feira para a CBF, nos colocando à disposição para dialogar e encontrar um caminho conjunto", afirmou Fufuca.
O Rio Grande do Sul tem três times na Série A do Brasileirão: Internacional, Grêmio e Juventude. Além de outras equipes e outras divisões e do futebol feminino.
"Em razão de tão fortes chuvas que atingem o RS desde o dia 29/04/2024 e, sendo de amplo conhecimento a tragédia que se instaura naquele estado, entende-se também que todo o país está envolvido no apoio aos jogadores e familiares, bem como a toda a população daquela região. Estas são as razões da presente solicitação, para que seja paralisado o Campeonato Brasileiro de Futebol deste ano de 2024", disse o ministro no documento encaminhado à CBF.
Nesta semana, a CBF anunciou o adiamento dos jogos dos clubes gaúchos por 20 dias. As estruturas dos centros de treinamentos de Grêmio e Internacional foram completamente inundadas, impedindo as preparações das duas equipes. A chuva também invadiu os estádios Beira-Rio e a Arena do Grêmio.
Jogos adiados:
Brasileirão
11/05 - Atlético-MG x Grêmio (6ª rodada)
13/05 - Inter x Juventude (6ª rodada)
19/05 - Grêmio x Bragantino (7ª rodada)
19/05 - Cuiabá x Inter (7ª rodada)
19/05 - Fluminense x Juventude (7ª rodada)
25/05 - Inter x São Paulo (8ª rodada)
26/05 - Juventude x Vitória (8ª rodada)
a definir - Flamengo x Grêmio (8ª rodada)
Os jogos da Copa do Brasil adiados:
Copa do Brasil
10/05 - Inter x Juventude (3ª fase Copa do Brasil - ida)
22/05 - Grêmio x Operário (3ª fase Copa do Brasil - volta)
22/05 - Juventude x Inter (3ª fase Copa do Brasil - volta)
Chuvas no RS
O número de mortes em decorrência das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul subiu para 113.
A informação, que foi divulgada nesta sexta-feira (10), consta no boletim mais recente da Defesa Civil. Um óbito está em investigação. 756 habitantes estão feridos e 146 desaparecidos.
REDES SOCIAIS