Ademola Lookman escreveu seu nome na história da Atalanta. Com três gols, ele foi o destaque na final da UEFA Europa League, primeiro título internacional da história do clube.
Mas afinal, quem é Lookman? O atacante é mais um caso de pais africanos que buscaram uma vida melhor na Europa. A família é de origem nigeriana, mas o jogador nasceu na Inglaterra. Inclusive, jogou nas categorias de base da seleção inglesa, mas optou pela Nigéria quando chegou ao profissional.
Na sua carreira, ele passou por Charlton Athletic, Everton, RB Leipzig e Fulham. Foi no último clube que passou a ter sequência e ganhar destaque. Foram quatro gols e quatro assistências durante a temporada 2020/21. No ano seguinte, se transferiu para o Leicester, com mais oito gols e seis assistências.
Leia também: Com conquista da Atalanta, Itália se torna segundo país com mais títulos da Europa League
Os dois bons anos na Premier League o colocaram na mira da Atalanta. Gasperini já fazia um bom trabalho no clube e precisava de mais uma peça no ataque. São duas temporadas no futebol italiano e ele marcou mais de 15 gols em ambas.
Além disso, foi fundamental na campanha da Nigéria na última Copa das Nações Africanas, quando a seleção ficou em segundo lugar, perdendo a final para a anfitriã Costa do Marfim.
História na Europa League
O desempenho contra o Leverkusen também o coloca na história da competição. Ele se tornou o primeiro jogador a marcar três gols numa final de Liga Europa.
Leia também: Kroos e o Real Madrid se preparam para o jogo final de LaLiga
REDES SOCIAIS