Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | 'X' @schumacher
Reprodução | 'X' @schumacher

O heptacampeão da Fórmula 1, Michael Schumacher, foi indenizado em mais de 200 mil euros, cerca de R$ 1,1 milhão, após a publicação de uma entrevista falsa por um veículo alemão, em abril de 2023.

O ex-piloto está longe dos olhos do público há mais de uma década, após sofrer um acidente em uma estação de esqui em dezembro de 2013, na Suíça. Em decorrência do incidente, ele sofreu um traumatismo craniano, ocasionando uma grave lesão cerebral. As informações sobre seu estado de saúde, são mantidas em sigilo por sua família.

Leia mais: Com conquista da Atalanta, Itália se torna segundo país com mais títulos da Europa League

Contudo, em abril de 2023 a revista Die Aktuelle publicou uma falsa entrevista de duas páginas com o ex-piloto. O artigo foi promovido pela empresa, e continha a foto dele e trazia a legenda "A primeira entrevista" - sugerindo que haviam conversado com o piloto.

Leia mais: TV Cultura transmite partida entre Franca e Minas pela semifinal do NBB

A família de Schumacher entrou com uma ação judicial contra o artigo, que foi criado através de uma plataforma de inteligência artificial especializada em imitação de famosos. Segundo o portal ÜberMedien, o tribunal do trabalho de Munique confirmou que a editora-chefe do Die Aktuelle foi demitida e pagou uma indenização à família.

"Este artigo de mau gosto e enganoso nunca deveria ter aparecido. Ele não atende de forma alguma aos padrões do jornalismo que nós - e nossos leitores - esperamos de uma editora como a FUNKE (grupo que controla a revista alemã). Como resultado da publicação deste artigo, as consequências pessoais serão imediatas. A editora-chefe Anne Hoffmann, que tem responsabilidade jornalística pelo jornal desde 2009, será demitida de suas funções", declarou a diretora-executiva do grupo, Bianca Pohlmann à época.

Após a repercussão negativa da entrevista, a revista se desculpou publicamente.

Leia mais: Ginasta Rebeca Andrade vira boneca da Barbie: “uma honra”