Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | Instagram @endrick
Reprodução | Instagram @endrick

Nesta quinta-feira (30), Endrick faz seu último jogo pelo Palmeiras, diante do San Lorenzo, da Argentina, no Allianz Parque, pela Copa Libertadores.

De passagens marcadas para a Espanha, onde defenderá o Real Madrid, o atacante estreou nas categorias de base do Verdão (sub-11) com dez anos, em 28 de maio de 2017, na vitória de 6 a 1 sobre o Guarani, pelo Campeonato Paulista da categoria. Na partida, o camisa nove marcou seu primeiro gol pelo clube alviverde.

A súmula oficial, fornecida pelo Palmeiras, aponta que a partida aconteceu às 9h de um domingo, na Academia de Futebol II, em Guarulhos. Endrick, vestindo a camisa 11, abriu o placar da goleada.

Ao final do primeiro tempo, que acabou 5 a 1, a futura estrela do Palmeiras, seleção brasileira e Real Madrid concedeu aquela que foi sua primeira entrevista em campo, para o então canal Sports Show, que cobria jogos de base na ocasião. 

"Placar muito bom aqui no primeiro tempo, no segundo pode entrar os suplentes para fazer mais gols, e o que eu disse na primeira (vez) ali, onde a gente tava treinando, melhor conquistar a primeira vitória aqui na primeira rodada, para chegar na última já classificado e ir para a final, se Deus quiser", disse.

Jogo completo da estreia no sub-11: (gol sai aos 9m06 do vídeo, e a entrevista começa com 35:11)

O Palmeiras veio a conquistar o título da categoria alguns meses depois, em novembro, vencendo o Santos na final, por 1 a 0, no Allianz Parque. O gol foi de Endrick, que na decisão vestia a camisa 8.

Leia também: Com gol no finalzinho da prorrogação, Olympiacos conquista título da Conference League


Vídeo do jogo com a final: (gol sai aos 5m20 do vídeo)

"Parece muito tempo, mas às vezes parece pouco tempo também, para o torcedor, porque na base eles não acompanham sempre, e os garotos chegam e saem todo ano, mas para mim é praticamente a minha vida. Desde quando me vi como jogador pela primeira vez, sempre fui jogador do Palmeiras. É como um casamento, e tem que comemorar todo ano mesmo", diz Endrick ao revisitar o momento.



Chegada ao Palmeiras

De acordo com dados oficiais do Palmeiras, Endrick chegou ao clube em janeiro de 2017 com apenas dez anos de idade. Apesar de jovem, o garoto logo se destacou pela qualidade técnica e facilidade em fazer gols, conquistando dois títulos importantes pelo sub-11, o Campeonato Paulista e a Bellmare Cup (Japão).

Nos anos seguintes, ele seguiu sendo destaque em outras categorias e voltou a erguer troféus, casos do Campeonato Brasileiro Sub-20 e Copa do Brasil Sub-17 (2022); Paulistas Sub-13, Sub-15 (duas vezes) e Sub-20; Nike Premier Cup Sub-15; Mito HollyHock Cup Sub-13 (Japão); Taça Brasil de Campo Bom Sub-13; Copa Ouro Sub-13 e Copa São Ludgero Sub-13, além do Torneio de Montaigu Sub-17 pela seleção brasileira.

Ainda na base, quando tinha apenas 15 anos de idade, Endrick passou a ser conhecido mundialmente após ser um dos principais nomes do Palmeiras na conquista inédita da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2022. Ele foi o artilheiro da competição com seis gols em sete jogos. No total, o garoto possui 188 partidas e 161 gols pelas categorias de base do Verdão, incluindo duelos por Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Sub-20 – este levantamento contabiliza jogos oficiais e amistosos. Considerando apenas jogos oficiais, são 121 partidas e 86 gols.

Ao fazer a sua estreia como jogador profissional diante do Coritiba, aos 16 anos, dois meses e 15 dias, Endrick se tornou o atleta mais jovem a atuar pelo Palmeiras em toda a história, superando Rodrigo Taddei, que entrou em campo pelo clube aos 16 anos, 3 meses e 5 dias (Botafogo-RJ 1×1 Palmeiras, em 11/06/1996).

Leia também: Inter entra em campo com uniforme sujo por tragédia no RS