Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ 'X': @cruzoeiro
Reprodução/ 'X': @cruzoeiro

A partida entre Boca Juniors e Cruzeiro pelas oitavas de final da Sul-Americana, na Bombonera, foi marcada por outro episódio de racismo no futebol. Durante o jogo, alguns argentinos foram flagrados fazendo gestos racistas.

Através de suas redes sociais, o Cruzeiro emitiu uma nota de repúdio condenando as ofensas e solicitando ações efetivas dentro e fora dos estádios por parte das entidades envolvidas.

Leia mais: Torcedor flagrado fazendo gestos racistas no jogo do Botafogo é demitido e banido do estádio para sempre

“O Cruzeiro condena os gestos e termos racistas de torcedores do Boca Juniors proferidos aos torcedores cruzeirenses, durante o jogo das oitavas de final da Sul-Americana. Precisamos dar um basta a este movimento criminoso com ações efetivas dentro e fora dos estádios. Racismo é crime e uma luta de todos”.

Os torcedores do clube mineiro filmaram um torcedor do Boca gesticulando, insinuando um “macaco” em direção ao setor de visitantes, onde estavam os cruzeirenses. Esse tipo de ação tem se tornado comum nos estádios da América do Sul em partidas de Sul-Americana e Libertadores que envolvam clubes brasileiros.

Leia mais: Torcedor do Nacional faz gesto racista contra torcedores do São Paulo


Somente nesta semana, este é o quarto caso de racismo registrado por clubes brasileiros. Pela Libertadores, na terça-feira (13), torcedores do San Lorenzo fizeram gestos racistas contra torcedores do Atlético-MG.

Outro caso aconteceu quando um torcedor do Botafogo fez gestos para torcedores do Palmeiras. O indivíduo foi identificado pelo clube e banido do estádio Nilton Santos para sempre. Durante a partida entre Nacional-URU e São Paulo, um indivíduo que estava no setor dos camarotes do estádio, também foi visto gesticulando para os tricolores.