Esporte

A volta dos piratas: St. Pauli, time que é símbolo de igualdade, leva sua bandeira para a Bundesliga

Com uma torcida engajada em causas sociais, o clube de Hamburgo promete agitar a elite do futebol alemão


22/08/2024 11h00

Fundado no ano de 1910, o St. Pauli ganhou notoriedade nos últimos anos por sua postura política e social. A torcida, conhecida como "Kiezkicker" (Chutadores do Kiez, um bairro de Hamburgo), é composta por um público diverso e engajado em causas progressistas.

Leia mais: Copa do Mundo 2030: projeto de estádio no Marrocos para 115 mil pessoas é divulgado

O clube adotou uma postura firme contra o racismo, a homofobia e a xenofobia, banindo de seu estádio qualquer manifestação de intolerância. Além disso, a equipe alemã foi a primeira do país a banir os nazistas de sua torcida.

A filosofia do St. Pauli vai além das arquibancadas. O clube apoia diversas iniciativas sociais, como projetos de inclusão, combate à pobreza e defesa dos direitos humanos. Essa postura atraiu uma legião de fãs ao redor do mundo, que se identificam com os valores defendidos pela equipe.

Dentro de campo, o St. Pauli também coleciona momentos históricos. A equipe já disputou a primeira divisão do Campeonato Alemão e conta com uma base de torcedores fiéis que lotam o estádio Millerntor-Stadion em cada partida.

A equipe retornou a Bundesliga após 13 anos e com direito ao título da segunda divisão do Campeonato Alemão. Ao longo da sua história, St. Pauli nunca conseguiu se estabilizar na primeira divisão alemã, já passou pelas segunda, terceira e quarta divisões.
O St. Pauli estreia contra o Heidenheim neste domingo na tela da TV Cultura. Com narração de Marco de Vargas e comentários de Gustavo Ribeirão, o pré-jogo vai ao ar às 12h15 com a bola rolando às 12h30.

Subculturas em Hamburgo: FC St. Pauli:

Leia também: Pela primeira vez, São Paulo recebe Sand Series, maior evento de beach tennis do planeta

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem que roubou igreja do século XIX na cidade de Ouro Preto (MG) é preso na Colômbia

Milionária: veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (21)

Magalu anuncia megaloja na antiga Livraria Cultura

Ministério da Justiça dificulta entrada de imigrante sem visto no país

Ibovespa alcança terceiro recorde seguido