Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ TV Cultura
Reprodução/ TV Cultura

O final de semana chega recheado de esportes na TV Cultura, com a primeira partida das oitavas da Copa Paulista, o Grande Prêmio de Portland da Fórmula Indy e o retorno da Bundesliga.

Leia mais: Jogador do Nacional segue na UTI após passar mal durante jogo contra o São Paulo

No sábado (24), a emissora transmite o duelo entre Oeste e XV de Piracicaba, a partir das 14h45. A bola rola às 15h, com narração de Gil Arruda, comentários de Paulo Jamelli e reportagens de Felipe Nabarro. Além da TV, a partida também contará com transmissão nas seguintes plataformas da emissora: app Cultura Play, site da emissora, Youtube e Facebook.

As duas equipes terminaram a primeira fase com vitórias contundentes. O Oeste, que conquistou apenas um título do campeonato em 1981, bateu o EC São Bernardo por 3 a 0 em casa. E o XV de Piracicaba, campeão da Copa Paulista em 2016 e 2022, venceu o São-Carlense por 3 a 1 também em seu estádio.

Já no domingo (25), a Bundesliga retorna na tela da Cultura na temporada 24/25. A primeira partida na emissora será entre St. Pauli e Heidenheim, com narração de Marco de Vargas e comentários de Gustavo Ribeirão. Nas 34 rodadas do Campeonato Alemão, a Cultura exibirá um duelo ao vivo por semana, aos domingos, com pré-jogo às 12h15 e bola rolando às 12h30.

O St. Pauli conseguiu acesso à Bundesliga após 13 anos na segunda divisão do futebol alemão, quando foi rebaixado em 2011. O clube de um bairro popular de Hamburgo vai acompanhar o Holstein Kiel, que também subiu.

O time retorna para disputar o campeonato pela nona vez, destacando-se não apenas pelo futebol, mas por sua forte identidade progressista e anticapitalista. Desde os anos 1980, o clube, que baniu nazistas de sua torcida, tornou-se um símbolo de resistência, lutando contra racismo, machismo e LGBTfobia. Com um histórico de pioneirismo em questões sociais e políticas, o St. Pauli é também um ícone de luta e identidade.

Já o Heidenheim terminou a temporada passada na oitava posição entre 18 clubes. A equipe conquistou 42 pontos com 10 vitórias, 12 empates e 12 derrotas. Ainda marcou 50 gols e sofreu 55, saldo negativo de cinco.

Ainda no domingo (25), a TV Cultura transmite, às 16h, mais uma etapa da Fórmula Indy com o GP de Portland. A prova é a última em circuito misto nesta temporada da Indy, e acontece numa das pistas mais tradicionais da categoria. Com transmissão também pelo site da Cultura e no app Cultura Play, a narração fica por conta de Geferson Kern, e os comentários, com Bia Figueiredo.

O atual campeão da Indy, Alex Palou, já venceu duas das três corridas que disputou em Portland. Depois da última etapa em St. Louis, o espanhol se aproximou do tricampeonato: a vantagem na liderança aumentou para 59 pontos. Mas Palou ainda possui quatro rivais vivos pelo título: Colton Herta (EUA), Scott Dixon (NZL), Will Power (AUS) e Scott McLaughlin (NZL).

O atual bicampeão das 500 Milhas de Indianápolis, Josef Newgarden, que estava cotado entre os candidatos ao título, não tem mais chances de assumir a primeira posição. Mas na prova de St. Louis, venceu pela primeira vez desde as 500 Milhas – ao mesmo tempo em que aumentou a crise interna na Penske, a maior, mais tradicional e vitoriosa equipe da categoria.

Will Power, companheiro de Newgarden na Penske, o acusou de uma manobra ilegal numa relargada. O resultado foi um acidente que tirou Power da corrida e encolheu suas chances de título, levando o piloto a descer do carro e fazer gestos obscenos para o "colega".

Leia também: 16 pessoas são presas após conflitos entre garimpeiros e policiais no interior do Amazonas