O Botafogo foi punido pela Conmebol nesta terça-feira (17) por atos racistas cometidos por torcedores durante o jogo de ida das oitavas de final da Libertadores, contra o Palmeiras, em agosto. O clube foi multado em 60 mil dólares (cerca de R$ 330 mil, na cotação atual).
No episódio que resultou na punição, torcedores foram flagrados fazendo gestos imitando macacos no Estádio Nilton Santos, durante a vitória por 2 a 1. De acordo com informações do ge, o clube foi denunciado com base no artigo 15.2 do Código Disciplinar da Conmebol, que trata de casos de discriminação.
Leia mais: Fortaleza x Corinthians: veja onde assistir e prováveis escalações
O Código prevê multas de 100 mil a 400 mil dólares, com a possibilidade de um valor menor, a depender da colaboração da instituição. Foi o que aconteceu, já que o clube identificou e baniu o torcedor responsável, que não poderá mais comparecer a jogos.
Além disso, o Botafogo terá de realizar ações de conscientização contra o racismo e, no próximo jogo, deverá exibir um cartaz com a frase "Basta Racismo", durante a partida contra o São Paulo. A exibição de imagens de conscientização no telão do estádio, assim como a publicação da campanha nas redes sociais, também foi solicitada.
Leia mais: TV Cultura transmite duelo entre Portuguesa e Votuporanguense, na ida da semifinal da Copa Paulista
Caso ocorra outro incidente, o Glorioso poderá ser punido com portões fechados ou com a liberação de apenas metade da capacidade do estádio. Se a decisão for mantida, o valor da multa será descontado dos montantes que o clube tem a receber por direitos de transmissão e patrocínio.
O Botafogo enfrentará o São Paulo nesta quarta-feira (18) pelas quartas de final da Libertadores, no Estádio Nilton Santos. A partida de volta será no dia 25, no MorumBIS, em São Paulo.
REDES SOCIAIS