Esporte

STJD rejeita solicitações de Vasco e Corinthians contra mudança de datas de jogos de volta da Copa do Brasil

Julgamento aconteceu nesta sexta-feira (11); alterações da CBF foram mantidas


11/10/2024 15h53

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva rejeitou as solicitações de Vasco e Corinthians para a reversão das mudanças de datas dos jogos de volta da Copa do Brasil.

No julgamento, que ocorreu nesta sexta-feira (11), a corte manteve a inversão dos confrontos do torneio eliminatório com a tabela de jogos do Campeonato Brasileiro, realizada pela CBF, por um placar de 9 a 0.

Maxwell Borges de Moura Vieira, relator do processo, se manifestou contra os pedidos de Vasco e Corinthians justificando não haver prejuízo aos clubes e que já houve diversas alterações no calendário esportivo. O voto foi seguido pelos demais auditores.

A mudança feita pela CBF foi motivada por pedidos de Atlético Mineiro e Flamengo. Entre as partidas de ida e volta há uma data FIFA que termina no dia 15 de outubro, que pode desfalcar equipes com atletas convocados para a seleção. Os jogos na mesma semana, que seriam os da Copa do Brasil, foram trocados por partidas do Brasileirão.

Os jogos de ida do torneio de mata-mata terminaram com vitória do Atlético Mineiro sobre o Vasco (2 a 1), em Belo Horizonte, e do Flamengo sobre o Corinthians (1 a 0), no Rio de Janeiro. Os confrontos de volta estão mantidos para dia 19 de outubro, no caso de Vasco e Atlético, e 20 de outubro no caso de Corinthians e Flamengo.

Leia também: Novo ofício da CBF libera exposição da Esportes da Sorte no Corinthians

Sobre a mudança, a CBF afirmou que, “Em função das datas definidas pela CONMEBOL para a Libertadores e Sul-Americana”, ficou impossibilitada de organizar as partidas das semifinais de volta da Copa Betano no Brasil na data originalmente programada para o dia 17 de outubro.

“Após ouvir os clubes envolvidos e com base no Regulamento Geral de Competições (RGC), a CBF decidiu alterar as datas dos jogos de volta da fase semifinal da Copa Betano do Brasil para o final de semana dos dias 19 e 20 de outubro”, manifestou a confederação.

A defesa do Vasco alegou que o artigo 11º do Regulamento Geral das Competições estabelece que Datas-FIFA não são motivos para alterações de tabelas, ainda que os clubes tenham atletas convocados, e que a alteração foi realizada a requerimento dos clubes visitantes (Atlético Mineiro e Flamengo), não dos mandantes (Vasco e Corinthians) o que violaria a Lei Geral do Esporte, o equilíbrio e a isonomia da competição.

Já a defesa do Corinthians alegou que as justificativas para as alterações são ilegais e que o artigo 39 do Regulamento Específico, anexado pela CBF, diz que as datas da Copa do Brasil só podem ser alteradas em caso de conflito e motivação pela Conmebol ou em decorrência de força maior, pandemia ou razões excepcionais, elementos que não seriam o motivo da troca.

As defesas de Flamengo e Galo ressaltaram que alterar datas de partidas do calendário nacional é uma prerrogativa da CBF.

Leia também: Felipe Melo anuncia aposentadoria em 2025 e diz que quer virar treinador

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

'Temos que tirar de alguém', diz Lula sobre proposta de imposto mínimo de milionários

Romeiro de 76 anos morre atropelado por ônibus na Dutra

Brasil enfrentará maior volume de chuva em seis meses nos próximos dias; veja a previsão

Ailton Krenak, Samara Felippo e Aline Wirley estão na nova série na TV Cultura sobre educação antirracista

Polícia encontra carros com granadas e explosivos ao lado de escolas no Rio de Janeiro