Após uma sequência de calor e tempo seco, o Brasil registrará nos próximos dias o maior volume de chuvas dos últimos seis meses.
Segundo meteorologistas, os temporais devem afetar principalmente as regiões Sul e Sudeste, com pancadas também no Centro-Oeste.
O aumento das chuvas ocorre por conta da atuação de um cavado e a passagem de duas frentes frias, que começaram a se formar na quarta-feira (9) e avançam pelo país.
Leia também: Marcelo Tas conversa com o filósofo Clóvis de Barros Filho no Provoca desta terça-feira (15)
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), já nesta sexta-feira (11), as chuvas poderão atingir até 100 milímetros por dia em áreas como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e sudoeste de Minas Gerais, com ventos de até 100 km/h.
O Inmet emitiu alerta laranja para tempestades e alerta amarelo para chuvas intensas na maior parte do território nacional.
A previsão é que a frente fria avance pelo Sudeste ao longo do fim de semana, com chuvas fortes previstas para sábado (12) em Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal. No domingo (13), as chuvas devem continuar, porém com menor intensidade, e as temperaturas começarão a cair, com máximas de 26°C em São Paulo e 20°C em Curitiba.
Leia mais: Bets sem autorização para atuar começam a sair do ar nesta sexta (11), diz governo
REDES SOCIAIS