Esporte

Clubes europeus são punidos pela UEFA por racismo

Atlético de Madrid, Lazio e Anderlecht receberam penalidades


11/10/2024 19h08

A maior entidade do futebol europeu, a UEFA, informou nesta sexta-feira (11) que puniu os clubes Atlético de Madrid, da Espanha; Lazio, da Itália; e Anderlecht, da Bélgica, pelo comportamento racista de suas torcidas em competições europeias.

O órgão que comanda o futebol europeu considerou que alguns dos cânticos vindos das arquibancadas tinham teor racista e discriminatório. As sanções impostas já valerão nas próximas rodadas das competições.

Leia mais: Confira os destaques do esporte da TV Cultura neste fim de semana 

O time espanhol foi multado em £30 mil (cerca de R$ 184 mil na cotação atual) e recebeu uma suspensão para vender ingressos aos seus torcedores em partidas fora de casa nas competições da UEFA. A punição condicional tem duração de um ano. Caso seja punido novamente, a sanção será ativada.

A penalidade foi aplicada devido a atos discriminatórios por alguns membros da torcida na derrota por 4 a 0 para o Benfica, pela Champions League, na semana passada.

Leia mais: Matheus Pereira, do Cruzeiro, é convocado para seleção brasileira no lugar de Lucas Paquetá

Outra equipe punida por atos racistas de sua torcida foi a Lazio, que recebeu uma multa de £45 mil (cerca de R$ 277 mil na cotação atual), além do fechamento parcial de duas seções do Estádio Olímpico para a partida do dia 7 de novembro contra o Porto, pela Liga Europa

“O referido fechamento parcial do estádio está suspenso durante um período probatório de um ano”, comunicou a UEFA.

Leia mais: STJD rejeita solicitações de Vasco e Corinthians contra mudança de datas de jogos de volta da Copa do Brasil

O Anderlecht também foi proibido de vender ingressos para seus torcedores na condição de visitantes para a partida contra o RFS, na Letônia, no dia 7 de novembro, também pela Liga Europa. A UEFA aplicou “a medida disciplinar imposta em 21 de outubro de 2022 devido ao acendimento de fogos de artifício, lançamento de objetos, atos de vandalismo e distúrbios da multidão”.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chuva em Brasília causa vazamento no teto da Câmara dos Deputados 

Carro com ex-presidente do PRTB é alvejado; polícia apura possível envolvimento de fação criminosa

Ministério da Saúde solicita interdição de laboratório após casos de HIV

Abenutri reprova 18 marcas de creatina comercializadas no Brasil

Dois são presos suspeitos de roubo de veículo usado pelo GSI no ABC; homem é morto pela polícia