Na próxima segunda-feira, dia 28, no Théâtre du Châtelet, em Paris, acontece a cerimônia da Bola de Ouro 2024, um dos eventos mais aguardados do futebol mundial.
A cerimonia é conhecida por premiar o melhor jogador e a melhor jogadora do mundo
A Bola de Ouro é entregue desde 1956 pela revista francesa France Football e reconhece o melhor jogador do mundo e, desde 2018, a melhor jogadora. Os vencedores são escolhidos por votação, com base em seus desempenhos durante a última temporada.
Entre os indicados ao prêmio de Melhor Jogador masculino estão grandes atletas como Jude Bellingham e Kylian Mbappé, ambos do Real Madrid, Erling Haaland, do Manchester City, e o brasileiro Vinicius Júnior, também do Real Madrid.
Vini Jr. se destacou na última temporada, sendo decisivo na Champions League e no Campeonato Espanhol, consolidando-se como um dos favoritos para conquistar o prêmio.
O último jogador brasileiro a vencer a Bola de Ouro foi Kaká, em 2007, quando atuava pelo Milan, da Itália. Além dele, outros quatro jogadores brasileiros já venceram o prêmio. Veja abaixo quais foram esses atletas:
Kaká
Com uma atuação espetacular na temporada 2006/07, o brasileiro conquistou a Champions League com o Milan e levou para casa a Bola de Ouro, além dos troféus de melhor jogador da UEFA e do Mundial de Clubes.
Brasil não tem o melhor jogador do mundo há 15 anos.
Ronaldinho Gaúcho
Em 2005, Ronaldinho defendia o Barcelona, da Espanha, e para muitos, fez uma das melhores temporadas de sua carreira.
No ano mesmo ano, o jogador foi campeão do Campeonato Espanhol com o Barça. Além disso, brilhou com a camisa da Seleção Brasileira, vencendo a Copa das Confederações.
Junto com a Bola de Ouro, Ronaldinho foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA e escolhido como o melhor atacante da UEFA.
Veja Imagens: Web Story: "Brasileiros que ganharam a Bola de Ouro"
Ronaldo Fenômeno
O atacante brasileiro levou o prêmio para casa em duas ocasiões: nos anos de 1997 e 2002.
Em 1997, Ronaldo saiu do Barcelona e foi para a Internazionale, da Itália, chocando o mundo do futebol. Inclusive, foi em solo italiano que o jogador recebeu o apelido de “Fenômeno”.
Na sua primeira temporada pela equipe, Ronaldo marcou 14 gols em 18 jogos. Contudo, somando seus gols pelo Barcelona (30) e 15 pela Seleção, o atacante totalizou 59 gols em 70 jogos na temporada, o que lhe rendeu o tão desejado prêmio.
Em 2002, após lesões em sequência que o tiraram dos gramados por um bom tempo, o Fenômeno teve um desempenho espetacular na Copa do Mundo, anotando oito gols, incluindo os dois na final contra a Alemanha, que consagraram o Brasil campeão.
Depois da Copa, Ronaldo se transferiu para o Real Madrid, da Espanha, somando 21 gols em 32 jogos. O desempenho no Mundial foi suficiente para considerá-lo o melhor jogador do mundo.
Rivaldo
Atuando pelo Barcelona, o meia-atacante ganhou a tradicional eleição para a Bola de Ouro em 1999, aos 27 anos.
Conquistando um Campeonato Espanhol com a equipe catalã, marcando 24 gols, e uma Copa América com o Brasil, Rivaldo desbancou o inglês David Beckham, que havia acabado de ser campeão do Mundial de Clubes pelo Manchester United e era apontado como outro grande favorito.
No ano de 2015, a France Football revisou a lista de ganhadores e considerou Pelé, Garrincha e Romário como outros brasileiros reconhecidos como os melhores do mundo posteriormente.
O "Rei" foi considerado o melhor jogador do mundo em sete anos: 1958, 1959, 1960, 1961, 1963, 1964 e 1970. Já Garrincha, nosso “gênio das pernas tortas” foi lembrado por seus feitos 1962, enquanto o “baixinho” por 1994.
REDES SOCIAIS