Esporte

Ministério Público espanhol arquiva processo sobre insultos racistas contra Vini Jr.

Instituição afirmou não ter encontrado provas para incriminar os torcedores


25/03/2025 17h13

O Ministério Público da Espanha arquivou o processo aberto contra torcedores do Barcelona, investigados por insultos racistas dirigidos ao atacante Vinicius Júnior, do Real Madrid.

O incidente ocorreu durante um clássico entre as equipes, em 28 de outubro de 2023, no Estádio Olímpico Lluís Companys, em Barcelona.

De acordo com a Promotoria de Crimes de Ódio, o material apresentado não permite esclarecer com precisão as expressões usadas pelos torcedores investigados. Para a Justiça espanhola, as falas proferidas não evidenciaram intenção de humilhar ou incitar ódio contra o atleta brasileiro.

Leia mais: Brasil x Argentina: veja retrospecto e onde assistir

As imagens do estádio foram analisadas pela Polícia da Catalunha para identificar os responsáveis pelos insultos racistas. Um dos investigados é menor de idade e foi submetido à apuração na esfera correspondente. Segundo informações divulgadas pelo ge, todos os acusados negaram ter cometido as ofensas.

Além das gravações, o processo contou com declarações de testemunhas e do próprio Vini Jr., que prestou seu depoimento no início deste ano.

Apesar da decisão de não levar o caso adiante em juízo, o Ministério Público encaminhou o processo ao Gabinete para a Igualdade de Tratamento e Não Discriminação. Se necessário, os torcedores ainda podem ser punidos com processo disciplinar e sanções administrativas. 

Leia mais: Joseph Blatter e Platini são inocentados em caso de corrupção 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA diz que Rússia e Ucrânia concordam com cessar-fogo no Mar Negro

São Bernardo Plaza realiza primeiro evento de adoção de cães e gatos de 2025 neste domingo (30)

Shopping Villa Lobos promove evento de adoção de pets neste fim de semana

Governo Milei retira sigilo de documentos da ditadura argentina

SP registra o maior número de mortes por atropelamento desde 2019