Assim como nas edições anteriores, em 2022 e 2023, os obstáculos da pista do SLS Super Crown do 2024 foram doados para projetos sociais que utilizam o skate como ferramenta de inclusão e desenvolvimento, alcançando milhares de crianças e jovens apaixonados pela modalidade, no estado de São Paulo
Corrimãos, hubbas, caixotes, bancos e outros itens da pista, construída no Ginásio do Ibirapuera, deixarão um legado que impactará positivamente os skatistas da região, especialmente os que frequentam a ONG Social Skate (Poá), a “Prafinha” ou Associação de Skate, Esporte, Cultura, Arte e Lazer (bairro Real Parque), a “Quadrinha Espraiada” (Vila Congonhas) e o Clube da Comunidade Arena Radical (Vila Olímpia).
Leia mais: Corinthians x Palmeiras: veja horário e onde assistir à final decisiva do Campeonato Paulista
“O legado que a SLS tem deixado no Brasil mostra como os grandes eventos podem impactar positivamente a comunidade do skate como um todo. A doação dos obstáculos para lugares como a Prafinha (no Morumbi), a Quadrinha Espraiada (na Vila Alexandria), a ONG Social Skate e tantos outros beneficia toda a comunidade de skatistas que frequentam esses picos tradicionais, inclusive os projetos sociais que atuam nesses locais”, destaca Eduardo Dias, presidente da Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk).
Das quatro pistas beneficiadas pelas doações, a ONG Social Skate já está utilizando parte dos corrimãos, hubbas e bancos recebidos. Com 34 anos de experiência no skate, Sandro Testinha comanda a ONG desde 2011, ao lado da ex-esposa, a pedagoga Leila Vieira. A entidade atende 150 crianças e adolescentes em Poá, cidade no estado de São Paulo.
Leia mais: Bundesliga: TV Cultura transmite partida entre Borussia Dortmund e Mainz 05 neste domingo (30)
Em 2022, os obstáculos do Super Crown, no Rio de Janeiro, foram doados ao Caverna Spot, local onde a Seleção Brasileira de Skate realiza treinamentos e recebe projetos sociais. Já em 2023, a doação foi destinada à pista do Parque Ana Brandão, em Santo André, no ABC Paulista, onde o campeão de 2023, Giovanni Vianna, iniciou sua trajetória na modalidade.
A Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo também promove skate e, desde janeiro de 2023, vem construindo e reformando pistas em diversas cidades. Segundo a secretária de esportes, Helena Reis, nos últimos dois anos “foram investidos R$ 7,3 milhões na entrega de 37 pistas em 36 municípios, todas abertas ao público e gratuitas”.
REDES SOCIAIS