Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

Ziraldo completa 88 anos neste sábado (24). Ele é artista gráfico, humorista, ilustrador, cartunista, caricaturista, dramaturgo, jornalista e bacharel em Direito. Entre tantos títulos, o criador de O Menino Maluquinho também escreveu livros infantis que fizeram história.

Leia também: Passeio com as crianças: O Aquário de São Paulo está de volta!

Veja 7 livros de Ziraldo para você voltar a ser criança:

1- Flicts - Editora Melhoramentos

Lançado em 1969, este foi o primeiro livro infantil de Ziraldo. Conta a história de uma nova cor, uma cor diferente que não se encaixa no arco-íris, chamada de Flicts. Escrita durante a Ditadura Militar (1964-1985), o enredo da história traz ensinamentos sobre igualdade, aceitar as diferenças e a trajetória para encontrar seu lugar no mundo.

2- Uma Professora Muito Maluquinha - Editora Melhoramentos

O livro conta a história de uma professora que tinha métodos e uma didática muito diferente do normal. Ela era livre e autêntica, e conquista seus alunos com seu modo de ser e com suas atividades cativantes.

3- O Bichinho da Maçã - Editora Melhoramentos

Esta obra rendeu à Ziraldo o prêmio Jabuti, em 1982, na categoria melhor livro de arte. O bichinho que vive dentro da maçã é um tremendo contador de histórias. Ele reunia seus amigos bichos para ouvir suas anedotas, até que um dia um homem arranca a maçã da árvore. Como será que o bichinho se safou dessa?

4- O Planeta Lilás - Editora Melhoramentos

Um bichinho astuto constrói uma nave espacial para zarpar de seu planeta! A história mostra as consequências de explorar terras distantes, sem olhar e se orgulhar das suas próprias raízes.

5 - O Menino Maluquinho

Lançado em 1980, O Menino Maluquinho faz aniversário no mesmo dia do autor. Neste ano, até ganhou uma versão para colecionadores. As histórias em quadrinhos contam a história de um menino alegre, cheio de imaginação e que adora aprontar e viver aventuras com os amigos. Uma de suas manias é usar um panelão na cabeça, o que o tornou único.

6- Meninas - Editora Melhoramentos

Aqui, Ziraldo se concentra em explicar quem é a menina, esse ser encantado que dura apenas dos 7 aos 11 anos. São as meninas que inventam amigos imaginários, que transformam suas lágrimas em rios de esperança, que perseguem coelhos brancos, que enfrentam rainhas loucas e que se apaixonam por gatos luminosos.

7- O Joelho Juvenal - Editora Melhoramentos

Juvenal era o joelho de um menino que adorava pular, correr, nadar e muitas vezes tropeçava, caía… Ele vivia todo machucado, mas vivia muitos momentos felizes!