Ziraldo completa 88 anos neste sábado (24). Ele é artista gráfico, humorista, ilustrador, cartunista, caricaturista, dramaturgo, jornalista e bacharel em Direito. Entre tantos títulos, o criador de O Menino Maluquinho também escreveu livros infantis que fizeram história.
Leia também: Passeio com as crianças: O Aquário de São Paulo está de volta!
Veja 7 livros de Ziraldo para você voltar a ser criança:
1- Flicts - Editora Melhoramentos
Lançado em 1969, este foi o primeiro livro infantil de Ziraldo. Conta a história de uma nova cor, uma cor diferente que não se encaixa no arco-íris, chamada de Flicts. Escrita durante a Ditadura Militar (1964-1985), o enredo da história traz ensinamentos sobre igualdade, aceitar as diferenças e a trajetória para encontrar seu lugar no mundo.
2- Uma Professora Muito Maluquinha - Editora Melhoramentos
O livro conta a história de uma professora que tinha métodos e uma didática muito diferente do normal. Ela era livre e autêntica, e conquista seus alunos com seu modo de ser e com suas atividades cativantes.
3- O Bichinho da Maçã - Editora Melhoramentos
Esta obra rendeu à Ziraldo o prêmio Jabuti, em 1982, na categoria melhor livro de arte. O bichinho que vive dentro da maçã é um tremendo contador de histórias. Ele reunia seus amigos bichos para ouvir suas anedotas, até que um dia um homem arranca a maçã da árvore. Como será que o bichinho se safou dessa?
4- O Planeta Lilás - Editora Melhoramentos
Um bichinho astuto constrói uma nave espacial para zarpar de seu planeta! A história mostra as consequências de explorar terras distantes, sem olhar e se orgulhar das suas próprias raízes.
5 - O Menino Maluquinho
Lançado em 1980, O Menino Maluquinho faz aniversário no mesmo dia do autor. Neste ano, até ganhou uma versão para colecionadores. As histórias em quadrinhos contam a história de um menino alegre, cheio de imaginação e que adora aprontar e viver aventuras com os amigos. Uma de suas manias é usar um panelão na cabeça, o que o tornou único.
6- Meninas - Editora Melhoramentos
Aqui, Ziraldo se concentra em explicar quem é a menina, esse ser encantado que dura apenas dos 7 aos 11 anos. São as meninas que inventam amigos imaginários, que transformam suas lágrimas em rios de esperança, que perseguem coelhos brancos, que enfrentam rainhas loucas e que se apaixonam por gatos luminosos.
7- O Joelho Juvenal - Editora Melhoramentos
Juvenal era o joelho de um menino que adorava pular, correr, nadar e muitas vezes tropeçava, caía… Ele vivia todo machucado, mas vivia muitos momentos felizes!
REDES SOCIAIS