Infantil

Turma da Mônica presta homenagem aos 100 anos da escritora Clarice Lispector

Na série Donas da Rua da Literatura, feita para a 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo, a MSP homenageia uma de nossas maiores escritoras


10/12/2020 10h31

No dia em que a escritora Clarice Lispector completaria 100 anos, a Mauricio de Sousa Produções presta homenagem a uma de nossas maiores escritoras com a criação da série Donas da Rua da História, feita especialmente para a 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo.

E não para por aí! Nomes como Ruth Guimarães, Cecília Meireles, Cora Coralina, Maria Firmina dos Reis e Mary Shelley também estão em destaque.

As escritoras estão presentes no Conexão Turma da Mônica, um portal criado exclusivamente para este evento — que pela primeira vez foi adaptado 100% ao formato digital. Seja nas artes, ciências, literatura ou até esportes, as personagens da MSP retratam e destacam nomes que fizeram a diferença nas áreas em que atuaram.

Leia também: Crianças #EmCasaComSesc: Saiba como assistir ao espetáculo deste sábado (12)

Em uma das áreas deste portal, há um espaço dedicado às Donas da Rua da Literatura, que tem como objetivo mostrar a história de vida de escritoras que marcaram gerações com suas obras. No site, você tem acesso à biografia destas personalidades.

Centenário da Clarice Lispector

Você sabia que o nome Clarice foi dado quando a escritora chegou ao Brasil, em 1922? Na Ucrânia, seu nome era Chaya, mas foi "abrasileirado" assim que pisou no País. Uma vez, ela escreveu: “um nome para o que eu sou importa muito pouco. Importa o que eu gostaria de ser”.

Clarice foi uma escritora e jornalista icônica muito antes da existência da internet ou das redes sociais. Hoje em dia, é comum ver frases assinadas por ela em muitos lugares. Legal, né?

A autora carrega o título de uma das escritoras brasileiras de maior influência do século XX. Em consequência de um câncer no ovário, ela faleceu em 1977, ao 57 anos.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido