Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

O que é um origami?

A técnica japonesa que consiste em dobrar o papel e criar várias formas existe há um milênio e, ao longo dos anos, vem sendo aprimorada. A arte não utiliza tesoura ou cola.

Materiais

Para produzir você vai precisar de papel sulfite (comum ou colorido) ou papel de dobradura em formato quadrado, com cerca de 13cm x 13cm, além de uma canetinha, de preferência da cor preta.

Assista o vlog do Osório:

Dobradura de cachorro

Vire o quadrado deixando-o na forma de um losango para baixo. Em seguida, junte as duas pontas para formar um triângulo e deixe-o virado para baixo.

Dobre a ponta direita para baixo para formar a primeira orelha. Depois, faça o mesmo com a esquerda para formar a segunda orelha.

Para finalizar, dobre a parte inferior para cima e, assim, formar o focinho. Com uma caneta, pinte os olhos e o focinho do cachorro. Com uma caneta vermelha, desenhe a língua.

Veja imagens: Webstory: Aprenda a fazer um origami

Dobradura de gato

Vire o quadrado deixando-o na forma de um losango para cima. Em seguida, junte as duas pontas para formar um triângulo.

Dobre a parte de cima do triângulo e, em seguida, vire a dobradura para o outro lado. Por último, desenhe o gato da forma que preferir. Defina o olho, focinho, boca e bigode com a caneta.

Dobradura de peixe

Dobre a folha, faça um triângulo e dobre-o ao meio. Abra a folha novamente por completo e dobre novamente, só que desta vez na horizontal para formar um retângulo.

Em seguida, abra-o novamente e certifique-se de que há duas dobras diagonais e uma horizontal destacando o centro. Vire à dobra horizontal para dentro, deixando as diagonais voltadas para fora, e com a mesma dobra forme uma pirâmide.

Abra a pirâmide dos lados, pegue uma das pontas da pirâmide e dobre para fora, passando um pouco do meio da face triangular. Faça o mesmo com o outro lado e, depois, vire o papel.

Para dar mais vida ao peixe, desenhe elementos como olhos, boca, nadadeiras e outros.