Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: João Lisboa
Foto: João Lisboa

No Dia das Crianças, data comemorada nesta quarta-feira (12), a TV Cultura estreia a segunda temporada de O Piano Mágico da Ju, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e 15h45.

A programação poderá ser assistida no Youtube do Quintal da Cultura, programa infantil da emissora, às 11h. Entretanto, apenas na quarta-feira (12), a exibição ocorrerá às 12h, por conta da estreia do Rodinha Viva.

Em 40 episódios, Juliana D’Agostini, musicista, pianista e solista reconhecida internacionalmente, traz aventuras com novos personagens e canções que levam a música erudita de forma lúdica ao universo infantil.

Leia também: TV Cultura exibe versão infantil do Roda Viva em homenagem ao Dia das Crianças

Após as aventuras e encontros musicais que viveu em um teatro abandonado, Juliana volta agora em um lugar diferente. A história é ao lado do famoso Luthier Antonelo, personagem que o ator Ivan Parente interpreta e que conserta instrumentos mágicos. "O universo infantil sempre esteve entre os trabalhos mais significantes da minha carreira. Dar vida ao Antonelo é mais um mergulho delicioso no imaginário da criança. Eu e a Juliana nos demos bem desde os testes e acho que construímos uma parceria em cena que vai encantar e emocionar o público. Tô muito feliz", diz o artista.

Nesta temporada, Ju e seu inseparável amigo Musicão exploram o universo lúdico da oficina juntos com a Dona Flauta, Bumbão, Cacofônico e Pianito. Outra grande novidade é a participação de crianças na nova fase do programa.

Para a diretora de Produção da TV Cultura, Paula Cavalcanti, O Piano Mágico da Ju é um programa infantil que tem como pilares os princípios básicos da emissora: educação, cultura e informação. "O programa traz a educação musical para crianças com o foco na música clássica, mas com muita leveza e diversão. A música clássica faz parte da história da programação da TV Cultura e agora o público infantil tem uma produção dedicada a ele, que aborda a iniciação musical com muita diversão".

A produção das trilhas e das canções escritas por Manaká para o programa foram assinadas por Andria e Ivan Busic, conhecidos pela trajetória na banda Dr. Sin e outras produções internacionais.

Leia também: Mês das crianças: Mônica Toy chega ao Shopping Pátio Paulista

Direção

Com direção de Bete Rodrigues, que atuou em produções infantis premiadas no Brasil e no exterior, como Rá-Tim-Bum, Glub-Glub, X-Tudo, Turma Da Cultura, Ilha Rá-Tim-Bum, Cocoricó e Quintal da Cultura, a atração apresenta em cada episódio uma história central e um quadro com clipes musicais, curiosidades e atividades didáticas cujo conteúdo foi baseado nos cinco livros de musicalização infantil com autoria de Juliana.

"Como diretora, tenho satisfação quando conseguimos numa produção aliar com leveza e sem didatismo conteúdos em histórias cheias de boas aventuras. Acredito que a série trará muita diversão aos pequenos e também o desejo de aprender tocar um instrumento, e ou simplesmente soltar a voz e cantar, porque afinal quem canta seus males espanta", brinca Bete.

A Origem de O Piano Mágico da Ju

A relação da pianista com o público infantil surgiu com seu programa O Piano Mágico da Ju, que realizou diversas apresentações e oficinas em escolas públicas do estado de São Paulo. “O projeto nasceu da minha paixão em educar e tornar acessível a música de alta qualidade técnica e artística para crianças e jovens brasileiros. É muito gratificante acompanhar os resultados do projeto, que já atendeu mais de 20 mil crianças”.