Infantil

Museu da Casa Brasileira abre exposição “Esculturas Lúdicas - Sara Rosenberg” no mês das crianças

Com curadoria da crítica de design Adélia Borges, a mostra apresenta o trabalho de Sara Rosenberg entre os universos da arte, design e arte-educação


07/10/2022 18h58

O Museu da Casa Brasileira, instituição administrada pela Fundação Padre Anchieta, abre no dia 14 de outubro, a partir das 10h, a exposição “Esculturas Lúdicas - Sara Rosenberg”.

A nova mostra, concebida especialmente para o mês das crianças, propõe ao público uma nova maneira de interagir com as obras expostas: elas podem ser usadas como pontos de partida para brincadeiras ao invés de ficarem expostas sobre um pedestal. São peças destinadas à experimentação do público infantil em sua ampla diversidade, por meio da experiência tátil e motora. A curadoria é da crítica de design Adélia Borges.

No mês das crianças, o jardim do Solar e o pátio interno estarão repletos das obras orgânicas coloridas de Sara Rosenberg para o público interagir. Salas expositivas internas oferecem um território de brincar coberto e apresentam os processos criativos da artista e uma síntese de seu percurso profissional, com destaque para a sua atuação como designer de produtos, em parceria com a irmã Anete Ring.

Leia também: No Dia das Crianças, TV Cultura estreia nova temporada de "O Piano Mágico da Ju"

Uma das missões da nova exposição do MCB é dar ao público da cidade um território de brincar. “A instalação das obras nas áreas externas irá marcar uma nova etapa de integração e acolhimento institucional, registrando um novo momento para o MCB sob a gestão FPA. Junto à mostra, que também contará com apresentação nas salas do Museu, ocorrerão oficinas, atividades lúdicas e musicais no pátio”, diz José Roberto Maluf, Presidente da Fundação Padre Anchieta.

Para Sara Rosenberg, a exposição mostrará as esculturas fora do pedestal, deixando-as mais próximas das crianças e também dos pais. “As esculturas lúdicas, por seu caráter aberto e interativo, propiciam experiências estéticas e imaginativas, convidando as crianças para um brincar mais criativo, um mergulho, um trampolim de sensações que ajudam a estabelecer um pertencimento no aqui e no agora”, comenta a artista.

“Construídas em fibras de vidro, as esculturas são feitas para serem usadas igualmente por crianças com ou sem necessidades especiais. Como elas só se completam no movimento dos corpos sobre e através delas, estão disponíveis para o livre uso”, afirma Adélia Borges.

Leia também: Mês das crianças: Mônica Toy chega ao Shopping Pátio Paulista

SERVIÇO:

Exposição ‘Esculturas Lúdicas -- Sara Rosenberg’

Curadoria: Adélia Borges

A partir do dia 14 de outubro, às 10h

Realização: Fundação Padre Anchieta e Museu da Casa Brasileira.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças