Museu da Casa Brasileira abre exposição “Esculturas Lúdicas - Sara Rosenberg” no mês das crianças
Com curadoria da crítica de design Adélia Borges, a mostra apresenta o trabalho de Sara Rosenberg entre os universos da arte, design e arte-educação
07/10/2022 18h58
O Museu da Casa Brasileira, instituição administrada pela Fundação Padre Anchieta, abre no dia 14 de outubro, a partir das 10h, a exposição “Esculturas Lúdicas - Sara Rosenberg”.
A nova mostra, concebida especialmente para o mês das crianças, propõe ao público uma nova maneira de interagir com as obras expostas: elas podem ser usadas como pontos de partida para brincadeiras ao invés de ficarem expostas sobre um pedestal. São peças destinadas à experimentação do público infantil em sua ampla diversidade, por meio da experiência tátil e motora. A curadoria é da crítica de design Adélia Borges.
No mês das crianças, o jardim do Solar e o pátio interno estarão repletos das obras orgânicas coloridas de Sara Rosenberg para o público interagir. Salas expositivas internas oferecem um território de brincar coberto e apresentam os processos criativos da artista e uma síntese de seu percurso profissional, com destaque para a sua atuação como designer de produtos, em parceria com a irmã Anete Ring.
Leia também: No Dia das Crianças, TV Cultura estreia nova temporada de "O Piano Mágico da Ju"
Uma das missões da nova exposição do MCB é dar ao público da cidade um território de brincar. “A instalação das obras nas áreas externas irá marcar uma nova etapa de integração e acolhimento institucional, registrando um novo momento para o MCB sob a gestão FPA. Junto à mostra, que também contará com apresentação nas salas do Museu, ocorrerão oficinas, atividades lúdicas e musicais no pátio”, diz José Roberto Maluf, Presidente da Fundação Padre Anchieta.
Para Sara Rosenberg, a exposição mostrará as esculturas fora do pedestal, deixando-as mais próximas das crianças e também dos pais. “As esculturas lúdicas, por seu caráter aberto e interativo, propiciam experiências estéticas e imaginativas, convidando as crianças para um brincar mais criativo, um mergulho, um trampolim de sensações que ajudam a estabelecer um pertencimento no aqui e no agora”, comenta a artista.
“Construídas em fibras de vidro, as esculturas são feitas para serem usadas igualmente por crianças com ou sem necessidades especiais. Como elas só se completam no movimento dos corpos sobre e através delas, estão disponíveis para o livre uso”, afirma Adélia Borges.
Leia também: Mês das crianças: Mônica Toy chega ao Shopping Pátio Paulista
SERVIÇO:
Exposição ‘Esculturas Lúdicas -- Sara Rosenberg’
Curadoria: Adélia Borges
A partir do dia 14 de outubro, às 10h
Realização: Fundação Padre Anchieta e Museu da Casa Brasileira.
REDES SOCIAIS