A programação do MAM São Paulo no mês de dezembro contará com diversas atividades voltadas para todas as idades. Temas como a primeira infância, a cultura indígena, o hip-hop e a ecologia entram em pauta e movimentam o museu por todo o mês.
As famílias poderão celebrar a união com eventos como “Dança Materna para Mães, Pais e Bebês de Colo e Engatinhantes” com Tatiana Tardioli, “Poéticas da Natureza'' com Raissa Cintra, além de “Ser Bebê é Natural”, com Ana Tomé.
Confira a programação completa deste mês:
Sábado (10) - às 11h e às 14h30
Xondaro Kuery Kaguy Ijá: Guerreiros Guardiões da Floresta
É uma atividade sem inscrição prévia e presencial para crianças de todas as idades acompanhadas de seus responsáveis. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.brcom até 48h de antecedência.
A apresentação do ritual compreende o nhande rekó (modo de vida e cultura) do povo Guarani Mbya. O Xondaro é um jeroky (dança) também realizado fora da Opy (casa de reza), uma técnica corporal embalada em um ritmo em que se ensina a defesa e o fortalecimento do corpo e do espírito do xondaro (guerreiro) que dança ao som do Mbaraká (violão), do rave’i (rabeca) e do angu apu (tambor).
O ritual Xondaro é um treinamento que os antigos faziam para ter reflexos e resistência, uma dança para aprender a lutar, uma preparação para a guerra, para proteger o povo Guarani dos ataques dos juruá (homem branco) e também para viver harmoniosamente com a família natureza.
Xondaro Kuery Kaguy Ijá (Guardiões da Floresta) é formado por guerreiros do povo Guarani Mbya, da Terra Indígena Jaraguá, localizada em São Paulo (SP).
Leia também: Cantareira Norte Shopping estreia nova atração infantil, o Mar de Aventuras
Domingo (11) - às 11h
Oficina de Mini Zine: universos de bolso com Uarê Erremays
Atividade presencial, livre, sem inscrição prévia e aberta ao público. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.brcom até 48hs de antecedência.
A partir do formato minizine, em que a dobra e um pequeno corte numa folha A4 compõem um livreto de oito ou 16 páginas, o público participante da atividade será convidado a compor uma narrativa sobre desejos e sonhos para o futuro, utilizando sobretudo recortes de impressos, adesivos, e materiais que estejam nos bolsos e carteiras ou encontrados no trajeto. O intuito do processo é apresentar o formato zine como possibilidade de autopublicação.
Domingo (11) - às 15h
Desenhando novos imaginários com as cinzas com artista Gustavo Torrezan
Atividade presencial, livre, sem inscrição prévia e aberta ao público. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.brcom até 48hs de antecedência.
Nesta vivência, o público será estimulado por meio de exercícios a fomentar sua imaginação a partir do uso do desenho a carvão e as cinzas, tendo como base reflexão sobre a transmutação desse material em seus contextos ambientais, sociológicos e políticos, pretende-se estimular a invenção de novos e outros futuros dos participantes a partir da expressão artística.
Quinta-feira (15) - às 15h; Sexta-feira (16) - às 10h30
Experimentação com tintas naturais para bebês com Raissa Cintra
Atividade presencial, para bebês de 6 meses a 2 anos, acompanhados de seus responsáveis. As inscrições devem ser feitas com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.
Essa oficina com tintas feitas de terra e de vegetais, pincéis feitos com elementos naturais, folhas, flores e ervas é um encontro onde a investigação parte da ideia de descobrir a natureza e suas possibilidades.
Leia também: Em curta temporada, Teatro Bradesco estreia “Turma da Mônica em A Árvore de Natal”
Sábado (17) - às 10h30
Ser bebê é natural com Ana Thomé
Atividade presencial, para bebês de 0 a 24 meses, acompanhadas de seus responsáveis. As inscrições devem ser feitas com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do MAM. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.
Com ambiente planejado e propostas simples de exploração livre, irão oferecer aos bebês um momento para brincarem com a natureza junto de suas famílias.
REDES SOCIAIS