Infantil

Theatro Municipal do Rio de Janeiro recebe o espetáculo “Canta Contos” no dia 15 de abril

Coprodução Brasil-Chile terá apresentação única às 18h, na Sala Mário Tavares


10/04/2023 12h36

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro recebe a coprodução Brasil-Chile “Canta Contos”, em apresentação única no dia 15 de abril, às 18h, na Sala Mário Tavares.

Com entrada franca, o espetáculo é a versão brasileira do projeto “Gabriela Mistral Canta Cuentos”, criado pelo ator e compositor chileno Francisco Sánchez que musicou e orquestrou os contos de “Branca de Neve”, “Chapeuzinho Vermelho” e “Cinderela”, reescritos em verso pela poetisa chilena Gabriela Mistral, Nobel de Literatura em 1945.

A produção, que estreia no Brasil com recursos do edital municipal em Cena 2021, tem coordenação geral da Júlio Adrião Produções Artísticas. Nela, Sánchez assume as adaptações poéticas dos contos “A Bela e A Fera”, com atuação de Suzana Nascimento e o flautista de Hamelin, interpretado por Fernanda Botelho (idealizadora da coprodução Brasil-Chile).

Leia também: TV Rá Tim Bum estreia novas atrações a partir de 1º de abril

“Canta Contos” é um concerto de “cantação” de histórias. Com diferentes formas de expressão artística, desperta o interesse de diversos públicos. Um programa para toda a família, com indicação para crianças a partir de 6 anos. A apresentação contará com um intérprete de Libras.

Sánchez, como no Chile, atua no conto “Chapeuzinho Vermelho”, agora cantando em português. O chileno também segue na direção do espetáculo, composição e orquestração de toda a obra.

O elenco é acompanhado por onze instrumentistas da Camerata da Esquina, com integrantes oriundos da Escola de Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e músicos convidados. O espetáculo tem direção musical e regência de Edvan Moraes. As versões em português são de Vitor Louzada. A preparação vocal dos atores é de Chiara Santoro e Anna Priscilla Lacerda. O chileno Pedro Gramegna assina o figurino de “Chapeuzinho Vermelho” e Rebecca Cardoso, dos novos contos criados para a versão brasileira. A iluminação é de Guiga Ensá e o sound design é de Leandro Lobo.

Leia também: Semana de Incentivo ao Estudo e à Leitura de São Paulo começará em abril

Sobre a obra realizada no Chile

O espetáculo “Gabriela Mistral Canta Cuentos” foi criado por Sánchez. Cada história foi interpretada por um ator/cantor, acompanhado por músicos da Orquestra Sinfônica Nacional Juvenil do Chile, em um concerto registrado em vídeo e transmitido na inauguração de uma rede de fibra óptica que liga 100 centros culturais no país. A obra segue sendo apresentada em parceria com orquestras de vários outros países.

Serviço

Duração: 50 minutos

Capacidade: 161 lugares

Ingressos gratuitos: distribuição na bilheteria do Theatro, a partir das 17 horas (1h antes do início da sessão). Sujeitos à lotação do espaço.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças