Em conscientização ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil nesta quinta-feira (18), a TV Cultura estreia o clipe da campanha “Ninguém Mexe Comigo”.
A produção conta com seis personagens que ensinam crianças a identificar, reagir e a se defender em situações de abuso.
Em meio a uma realidade alarmante, na qual quatro meninas com menos de 13 anos são vítimas de violência sexual por hora no Brasil, a música “Ninguém Mexe Comigo”, composta pela cantora Bruna Caram, enfatiza a prevenção, proteção e 'educação autoprotetiva' contra a violência sexual infantil, além de incentivar a quebra do silêncio por meio do Disque 100 - Disque Direitos Humanos.
A produção apresenta uma versão em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), resultado de uma parceria com o Centro de Educação para Surdos Rio Branco.
Sabine Vergamini, diretora de unidade socioeducacional do centro, destaca: "Nossa intenção é garantir que os surdos, que se comunicam em LIBRAS, tenham, da mesma forma que as crianças ouvintes, acesso completo às informações sobre este tema".
História e internacionalização da “Ninguém Mexe Comigo”
A campanha foi criada pela ativista social brasileira Paola Bellucci, que é sobrevivente de um abuso sexual na infância e atualmente reside em Tóquio. A iniciativa foi lançada durante mestrado em Estudos Internacionais de Paz na Universidade Soka, no Japão, em 2020, com o objetivo de combater o abuso sexual contra crianças e adolescentes durante a pandemia de Covid-19.
Pelo ativismo social, Paola recebeu o Prêmio Neide Castanha e o Prêmio Da Vinci da Universidade Soka.
Em junho do ano passado, ela foi a única estrangeira a se apresentar no evento internacional TEDx UTokyo, no prestigioso palco da Universidade de Tóquio.
Durante a palestra, que está disponível no YouTube com legenda em português ela compartilhou a própria experiência como sobrevivente de abuso na infância e destacou a importância de quebrar o silêncio que muitas vezes envolve esse crime: "O silêncio só favorece os abusadores. Precisamos falar e levantar nossas vozes para quebrar esse tabu".
Mãe, agora ela está determinada a transformar o que passou em ações que melhorem a vida das pessoas em todo o mundo. "Devemos lutar até que ninguém mais mexa com nenhuma criança, nunca mais”, conclui Paola, fazendo uma alusão ao nome da campanha que atualmente trabalha na produção de versões da música e do videoclipe para os idiomas japonês, inglês, alemão e francês.
REDES SOCIAIS